O primeiro de outubro, Dia Internacional dos Mais Velhos, foi assinalado pela Delegação de Lisboa da APRe! com uma sessão de apresentação do projeto intergeracional, em que a APRe! participou, no âmbito da luta contra o idadismo.
A sessão decorreu na Biblioteca/Centro Cultural Cinema Europa, em Campo de Ourique, e contou com a presença do coordenador do Centro Comunitário de Telheiras da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e de uma representante do Departamento dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa. Sendo também o Dia Mundial da Música, o facto foi assinalado com a atuação do grupo de Cantares Fidelicanto que cantou peças do reportório popular da Beira Baixa, Minho, Alentejo e da Resistência.
O projeto “Gerações emcena” teve por objetivo aprofundar o contacto intergeracional, juntando representantes dos mais velhos com crianças e jovens do ensino secundário da zona de Telheiras. Promoveu-se, desta forma, a troca de experiências sobre a concepção das diferentes fases da vida e a identificação do “Idadismo”, esclarecendo os mais novos sobre a sua natureza e efeitos perniciosos.
No final da apresentação teve lugar um debate vivo sobre o tema, seguindo-se um jantar/convívio na vetusta “Padaria do Povo”, fundada em 1904.
Uma sessão bem gratificante, com elevada participação de associados dos vários Núcleos de Lisboa, durante a qual se destacou a importância do convívio e do papel da APRe! em defesa dos reformados e dos Mais Velhos.