Visão, Missão e Valores da APRe!

VISÃO

Projecção de um futuro previsível e desejável.

A médio prazo, uma parte muito significativa da população de Portugal corresponderá a cidadãos mais idosos ou seniores, a maioria na situação de aposentados, pensionistas e reformados. Esta situação coloca novos desafios e responsabilidades: o grupo social dos seniores é merecedor de poder usufruir uma qualidade de vida adequada à sua condição, de ter a oportunidade de participar activamente na vida pública da comunidade e de ter os seus direitos específicos salvaguardados. A Sociedade justa deverá ser capaz de ajudar a atenuar socialmente uma realidade inevitável: a limitação natural das condições e expectativas de vida dos cidadãos mais idosos. A APRe! pretende contribuir activamente para uma organização da Sociedade portuguesa capaz de dignificar, respeitar e integrar os seus cidadãos mais idosos.

MISSÃO

O propósito da organização da APRe!

Constata-se que a situação actual dos cidadãos mais idosos na Sociedade portuguesa é muito vulnerável. Esta vulnerabilidade tem várias dimensões: física, económica social e política. Mitigar estas vulnerabilidades é um imperativo para a APRe! nomeadamente colmatar a carência de uma representação adequada deste grupo social junto do poder político. Neste contexto, a APRe! tem, de acordo com os respectivos Estatutos, a sua Missão fundamental repartida pelos seguintes aspectos:

• Representar os associados aposentados, pensionistas e reformados.
  • Promover a participação cívica na definição de políticas públicas visando uma sociedade mais justa e solidária.
  • Promover acções que possam melhorar e dignificar a vida dos seus associados.
  • Assumir-se como parceiro social na representação e defesa dos cidadãos mais idosos.
  • Estabelecer relações de cooperação com outras associações ou entidades com fins similares.

VALORES

Convicções profundas que orientam as acções e as opções da APRe!

A prossecução dos objectivos que integram a missão da APRe! pauta-se por um conjunto de valores fundamentais pelos quais se regem as iniciativas da APRe! De acordo com os Estatutos, as iniciativas da APRe! subordinam-se à respectiva natureza cívica, laica e apartidária como instituição, sem prejuízo da liberdade e das opções religiosas e políticas pessoais de cada associado. No cumprimento das suas finalidades, a APRe! orienta-se e avalia as suas acções concretas tendo em conta os seguintes valores principais:

• A dignificação dos associados e do grupo social dos mais idosos por parte da Sociedade.
  • A solidariedade intergeracional na defesa de uma Sociedade socialmente mais justa e feliz.
  • A promoção dos princípios do Estado democrático e de direito, nomeadamente através da participação cívica e política dos cidadãos mais idosos, como garante de uma Sociedade mais responsável.
  • A convivência democrática entre os associados distribuídos por núcleos no território nacional.
  • A promoção ativa de atividades físicas e intelectuais como meios privilegiados de proporcionar um envelhecimento ativo e mais saudável.