António-Pedro de Vasconcelos e a sua intervenção cívica

Em nome da Direcção da APRe! –  Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados, manifestamos o nosso pesar pela morte do nosso Associado,  António Pedro de Vasconcelos, colaborador em várias sessões públicas organizadas pela Associação.

Destacamos uma das iniciativas em que interveio  aquando da apresentação pública do livro “Os sonhos não têm rugas” (da autoria de três elementos da Direcção de então), em Lisboa (11/ 5/ 2016).

Dessa sua intervenção, toda ela importante (sempre oportuno lembrar a palavra que então deixou – e que fica dele, gravada), são de salientar os últimos parágrafos, tão pertinentes, de que se deixa apenas este final:

«Antes que o protesto anárquico, facilmente manipulável, tome conta das ruas, que o desânimo e a descrença tomem conta dos espíritos e que os apelos à ordem acordem velhos fantasmas, são as organizações responsáveis de cidadãos que nos podem devolver a confiança em nós e nas instituições. Numa palavra: a confiança na democracia.» O texto, na íntegra, segue em anexo.

Com os melhores cumprimentos

Pel’A Direcção da APRe!