Cuidar dos cuidadores

No passado dia 5 de Dezembro, o Núcleo da APRe! em Coimbra realizou uma Tertúlia sobre o tema “CUIDAR DOS CUIDADORES”.

Os oradores convidados – a Professora Marília Dourado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra na área de investigação em cuidados de longa duração e cuidados paliativos e o Vice-presidente da APRe! e da AGE Fernando Martins – desenvolveram o tema de uma forma muito interessante, tocando em vários aspectos que entusiasmou o público assistente e teve como consequência um debate final muito participado.
Destacamos aqui o ponto de partida da exposição da Professora Marília Dourado alertando que a nossa humanidade nos torna naturalmente cuidadores. No entanto, é fundamental formar e informar os cuidadores, isto é, ministrar-lhe competências técnicas e práticas e fazer-lhes saber a que tipo de apoios podem recorrer e identificar os amparos em falta e que é preciso implementar.
Fernando Martins intitulou a sua exposição “vamos falar dos avós”, falando deles como cuidadores e como alvo de cuidados. Abordou também a Directiva da Comissão Europeia cuja revisão está em preparação e em que existem propostas concretas de redefinição de conceitos para que haja uma adaptação à actual realidade, nomeadamente em termos de cuidados de longa duração, de parente, de dependência, entre outros.
A moderação esteve a cargo da nossa associada Dr.a Adriana Teixeira.