Notícias APRe!

4as Notícias APRe!
Caros Associad@s

O dia 1 de Outubro foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990, como o Dia Internacional das Pessoas Idosas. Também se comemora a 1 de Outubro, o Dia Internacional da Música e o Dia Nacional da Água.

A APRe! vai comemorar este dia com diversas iniciativas em todo o País, para as quais pedimos a vossa adesão e comparência, visando salientar o valioso papel dos idosos na sociedade, quer durante a sua vida activa, quer depois, apoiando filhos e netos ou colaborando em acções de voluntariado social . Assim, no Porto, em Gaia, Vila do Conde, Matosinhos, Famalicão, Póvoa de Varzim, Maia, Vila Real, Coimbra, Leiria, Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Figueira da Foz, Lousã, Cascais, Oeiras, Sintra, Amadora, Loures, Almada, Seixal, Lisboa, Faro, Olhão, Tavira, Vila Real de Santo António, vamos entregar um Manifesto aos autarcas respectivos onde exigimos maior atenção para os idosos e nos disponibilizamos para colaborar e/ou a implementar actividades dirigidas a este grupo social.
 A entrega destes Manifestos vai ser feita da parte da manhã -10h00/11h00 – conforme comunicação que os dinamizadores de cada cidade fizeram, excepto em Lisboa, que a entrega só vai ser efectuada na parte da tarde.
Em Lisboa, Porto e Coimbra há programas mais desenvolvidos que passo a enumerar:
Em Lisboa, iremos fazer uma grande Concentração às 16h30 no Largo do Município, apelando a todos os associados da Grande Lisboa para estarem presentes.
Às 17 horas uma delegação da APRe! dirigida pelo nosso Vice-Presidente Fernando Martins será recebida nos Paços do Concelho pelo Vereador dos Assuntos Sociais da CML, a quem entregará o nosso Manifesto. Como nesse dia também se celebra o Dia Internacional da Música, convidámos a Banda dos Sapadores Bombeiros da CML para actuar na ocasião.
Os associados de Lisboa são convidados a dirigir-se para a Praça do Município partindo da Estação do Metro-Chiado, descendo a Rua Garret a partir das 16 horas.
Os associados da linha de Sintra farão o mesmo a partir da Estação do Rossio, e os associados da linha de Cascais partirão da Estação do Cais do Sodré, às 16 horas. Vamos levar os nossos símbolos da APRe! – bandeiras, camisolas , bonés, pins, crachás.
No Porto vai ter lugar uma iniciativa da Delegação:
14:00 /17:30 h – Um autocarro da APRe! percorrerá as ruas da cidade para estabelecer contacto fácil e rápido com a população. Vamos estar às 16.00 h na Av. da França, às 16.45 h na Praça Marquês do Pombal e terminar a nossa viagem às 17.30 h na Praça da Liberdade.
17:30/18:30 h – Concentração na PRAÇA DA LIBERDADE
Em COIMBRA
9h45
Actuação do Grupo de Concertinas “Amigos da Paródia” (Associação Cultural e Recreativa de Coimbra), na Praça 8 de Maio, em frente à Câmara Municipal de Coimbra. Percorrerá, posteriormente à entrega do manifesto, a rua Visconde da Luz e a rua Ferreira Borges em direcção ao Edifício do Chiado.
10h00
Entrega de um Manifesto da APRe! ao Presidente da Câmara Municipal de Coimbra
10h30
Em frente ao Edifício do Chiado, em bancas colocadas para o efeito, estarão presentes Entidades com quem a APRe! tem parceria. Serão divulgadas, através de materiais informativos, as vantagens, para os Associados da APRe!, dos protocolos estabelecidos No Edifício do Chiado acontecerá uma serie de palestras/comunicações
12h30
Actuação do grupo Trovadores do Mondego
15h00
“Passeio Pedagógico entre Pontes”, guiado pelo geógrafo Hugo Duarte. Convite ao registo fotográfico do passeio, para posterior exposição de algumas fotografias no Museu da Água, em Dezembro

Convidamos os associados APRe! e amigos, a estarem presentes nesta nossa comemoração do Dia Internacional do Idoso em Coimbra.

Os próximos tempos vão ser difíceis, e teremos várias jornadas de luta.
Hoje venho convocar os associados residentes nestas localidades para se associarem a estas actividades cívicas.
Pela defesa dos direitos dos aposentados, pensionistas e reformados.
Pela melhoria das condições de vida dos cidadãos idosos.
Contra a discriminação e o isolamento na defesa de um envelhecimento activo e cívicamente participativo.
  • De acordo com o programa da Direcção da APRe! estamos já a implementar diferentes grupos de trabalho para os quais gostaríamos de contar com Associados disponíveis e interessados em colaborar. Assim, quem estiver disponível em colaborar com o grupo de apoio ao idoso, o grupo de comunicação, o grupo de estratégia, o grupo de estudo sobre a sustentabilidade da Segurança Social, o grupo de pesquisa sobre sistemas de Segurança Sdocial ne Europa, o observatório do idoso, deverá entrar em contacto com a Direcção através do endereço voluntariosapre2012@gmail.com a fim de podermos integrar todas as colaborações voluntárias.
  • Continua a campanha de desinformação nos jornais relativamente à situação dos reformados. Assim, na semana que passou o Correio da Manhã trazia em título de 1a página, a notícia: “Mais de 500 mil reformados ‘ganham aumento’ nas pensões em janeiro” Esta notícia traduz o que de pior há no jornalismo português. Estamos perante uma desinformação, que constituiu “manchete” de primeira página, com a intenção deliberada de colocar a população contra os pensionistas. Não vai haver aumento de pensões, vai haver reposição da pensão a que tínhamos direito, antes do roubo a que estivemos sujeitos durante dois anos, com a famigerada CES. Mas esta continua para pensões acima de 5000€. Sendo estas pensões do regime contributivo e tendo os pensionistas que as usufruem descontado para elas, continua a ser um imposto discriminatório e, por esse facto, deve ser abolido. Quem recebe pensões acima de 1000€ e até 5000€ e pagava CES, vai deixar de pagar este imposto, mas isso não corresponde a nenhum aumento. Já se fala num novo imposto ou contribuição com um valor menor que a CES!!! É escusado quererem deitar areia para os nossos olhos. Não desmobilizamos! Vamos ver o que nos aguarda com o OE para 2015!
  • No âmbito das actividades culturais, desafiamos os associados que tiverem oportunidade a verem o filme do realizador António Pedro de Vasconcelos, “Os gatos não têm vertigens”. Trata a situação dos seniores, fazendo uma abordagem muito bem feita à problemática que nos envolve, através de cenas do quotidiano muito marcado por acusações de ingenuidade quando alguém confia noutrem, por formas de vida que tendem a separar os membros da família em vez de os aproximar, por tentativas de virar os mais novos contra os mais velhos, como se neste mundo já não coubessem todos. As interpretações são excelentes, com especial destaque para a Maria do Céu Guerra. Não percam. O realizador vai colaborar com a APRe!, participando em sessões para debater o filme. Vamos dar um tempo para as pessoas o poderem ver, que depois anuncio os debates com o realizador.
Saudações APRistas!
Pel’ A Direcção