Almoço da Primavera da APRe! – 17 de Maio 2023

Almoço Temático sobre o 25 de Abril de 1974

“O 25 de Abril contado por quem o fez”

No dia 17 de Maio, organizado pela Delegação de Lisboa, realizou-se o Almoço da Primavera “O 25 de Abril contado por quem o fez”, integrado no conjunto de iniciativas que a Delegação de Lisboa está a organizar, entre Abril de 2023 e Abril de 2024, para assinalar o 50º Aniversário do 25 de Abril de 1974, a comemorar no próximo ano.

Tivemos o privilégio de contar com a presença, como orador, do Coronel António Rosado da Luz, Capitão de Abril que no dia 25 de Abril de 1974 participou activamente nas operações e assegurou no terreno, no Largo do Carmo em Lisboa, a ligação operacional entre o Major Otelo Saraiva de Carvalho e o Capitão Salgueiro Maia.

O Almoço contou com a presença de mais de 70 participantes, associados da APRe! e de vários membros da Direcção da APRe!, nomeadamente o Vice-Presidente José João Lucas que também representou a Presidente Maria do Rosário Gama que não pôde comparecer, com grande pena dela e nossa, por motivos de saúde.

O Coronel António Rosado da Luz partilhou connosco muito do que viveu no 25 de Abril de 1974, lembrando especialmente a participação popular que, segundo ele, foi essencial ao sucesso das operações no 25 de Abril e que ele considera ser agora, nos dias de hoje, igualmente fundamental. Destacou ainda a alegria que transparecia em toda a gente e que ficou como marca inequívoca desse dia inesquecível.

A finalizar, tivemos momentos fantásticos de leitura de poesia alusiva ao 25 de Abril por Mariana Mendes, filha da associada Maria Valentina Mendes do Núcleo Lisboa Norte e pelo associado José Zaluar do Núcleo Lisboa Centro e ainda um fabuloso momento musical assegurado pelo associado Jorge Mendes, coordenador do Núcleo de Sintra, que nos trouxe o som de canções que ficaram para sempre ligadas à revolução de Abril e ao sentimento popular que desencadeou. Por fim, cantou-se em coro, de cravo vermelho na mão, a “Grândola, Vila morena” de Zeca Afonso, símbolo do 25 de Abril. Este foi um convívio que todos muito apreciaram, onde se viveram momentos de união, confraternização e de reforço do espírito associativo da APRe!.