Colóquio/Debate “Retrato da Geração Mais Velha – Portugal anos 20 do século 21”

Decorreu no passado dia 15 de Novembro o Colóquio/Debate “Retrato da Geração Mais Velha – Portugal Anos 20 do Século 21” organizado pela Delegação de Lisboa e que teve lugar no auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Telheiras na freguesia do Lumiar em Lisboa.

A sessão iniciou-se com uma intervenção da Presidente da APRe! Rosário Gama que falou sobre a intensa e importante actividade que tem vindo a ser desenvolvida pela APRe! na defesa dos direitos dos aposentados, pensionistas e reformados, seguida por excelentes apresentações a cargo da Doutora Luísa Loura, Directora da Pordata (e recém associada da APRe!) e do Professor Betâmio de Almeida, Professor Catedrático Emérito do Instituto Superior Técnico (e associado de sempre da APRe!).

As apresentações, de uma actualidade evidente e de grande qualidade, complementaram-se muito bem e suscitaram um vivo interesse dos mais de 100 participantes que enchiam o auditório e onde se encontravam, além de associados da APRe! e seus amigos, diversos jovens e outros moradores na zona.

Seguiu-se um vivo Debate onde os participantes que desejaram intervir colocaram questões muito pertinentes. Foi uma sessão muito interessante que demonstrou que o futuro não tem de ser encarado como uma fatalidade, pode antes ser antevisto de forma positiva, requerendo uma relação frutuosa entre gerações e uma melhor adaptação da sociedade às transformações que se preveem.