Conferência Ministerial do UNECE sobre o Envelhecimento 2022

A Conferência Ministerial da United Nations Economic Commission for Europe (UNECE) sobre o Envelhecimento 2022, terá lugar em Roma, Itália, de 16 a 17 de Junho de 2022.

Esta Conferência completará o quarto ciclo de revisão e avaliação (2018-2022) e assinalará o 20º aniversário da adopção do Plano de Acção Internacional sobre o Envelhecimento de Madrid e a sua Estratégia de Implementação Regional (MIPAA/RIS).

O tema da Conferência é o seguinte: “Unindo forças pela solidariedade e igualdade de oportunidades ao longo da vida”. Os painéis da Conferência irão abordar este tema através das seguintes perspetivas:

1) Promover o envelhecimento activo e saudável ao longo da vida

2) Assegurar o acesso aos cuidados de longa duração e o apoio aos cuidadores e às famílias

3) Integrar o envelhecimento no progresso de uma sociedade para todas as idades

A Conferência Ministerial sobre o Envelhecimento é organizada pelo UNECE em cooperação com o Grupo de Trabalho Permanente sobre o Envelhecimento do UNECE e o Governo de Itália.

A APRe! estará presente na conferência, a convite do governo de Itália, sendo representada por um membro da direcção.

A 15 de Junho de 2022, terá lugar, em Roma, um Fórum conjunto da Sociedade Civil e da Investigação Científica intitulado “Uma vida plena ao longo de toda a vida – Um esforço conjunto da sociedade civil e da investigação para a elaboração de políticas”, que reunirá membros das ONG e da comunidade de investigação de toda a região do UNECE.

A APRe! também participa neste Fórum, enquanto organização da sociedade civil, em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da colaboração de uma investigadora na área do Envelhecimento.

É necessária uma aliança entre gerações e géneros, para recriar um ciclo virtuoso capaz de revigorar as nossas economias e as sociedades em que as comunidades sejam protagonistas“.  Elena Bonetti, Ministra da Igualdade de Oportunidades e da Família

*UNECE   – Conselho Económico das Nações Unidas para a Europa

Toda informação em:  https://mipaa20rome.it/#

O Fórum e a Conferência Ministerial de Roma, podem ser seguidos em directo durante os três dias, através de link de acesso que vai estar disponível no site da conferência https://mipaa20rome.it/

A transmissão começa no dia 15 às 8h30.