Ida ao Teatro – “Tempestade Ainda” no Teatro Aberto em Lisboa

No dia 4 de Fevereiro um grupo de 36 associados da APRe!, numa organização da Delegação de Lisboa ao abrigo de protocolo com o Teatro Aberto, reuniram-se numa ida ao teatro para ver a peça “Tempestade Ainda” de Peter Handke, escritor distinguido com o prémio Nobel da Literatura em 2019, com encenação de João Lourenço e dramaturgia de Vera San Payo de Lemos.

Uma viagem no tempo, um sonho acordado: No papel de EU, o escritor, Peter Handke, regressa às suas raízes, na região de Caríntia na Áustria profunda, para narrar a história dos seus antepassados eslovenos no tempo da Segunda Guerra Mundial – a opressão que sofreram sob o domínio nazi, a proibição de falarem a sua língua, a obrigação de partirem para a guerra com o uniforme alemão, a resistência dos partisans nas montanhas.

Notável encenação de João Lourenço e grandes interpretações de todos os actores. No fim do espectáculo participámos numa enriquecedora conversa de todos os artistas e equipa com o público, que partilharam connosco o processo criativo, as suas dificuldades e conquistas e o grande entendimento entre todos, enquanto nós manifestámos o quanto apreciámos o espectáculo e a importância e a actualidade de chamar a atenção para os horrores da guerra e da opressão e para a resistência a essa opressão, especialmente no mundo actual em que nos vemos também agora a braços com várias guerras e conflitos.