Mais uma vez, valeu a pena denunciar e exigir a correção de um erro!

O Governo anunciou a publicação de novas tabelas de retenção na fonte do IRS (contrariando a decisão tomada no final de 2021, em que considerou que, para as pensões, elas estavam já ajustadas entre o imposto retido e o imposto devido) e a APRe! vê assim corrigido um erro que denunciou logo que lhe chegaram as primeiras queixas de pessoas lesadas. Com efeito, a retificação das tabelas de retenção na fonte tornava-se necessária depois de ser ter verificado que as que vigoravam, e o Governo não atualizou, não acautelavam as situações em que o aumento decorrente da atualização das pensões pudesse levar a uma subida na taxa de retenção do IRS e fazer com que, no final do mês, a pensão líquida fosse inferior. À denúncia pública, junto de Órgãos de Comunicação Social, a que se juntaram depoimentos de associados, a Direção acrescentou diligências diretas junto do Governo no sentido de pressionar a rápida resolução de uma situação que veio afetar muitas das pessoas mais frágeis no conjunto das que vivem da sua pensão. A APRe! espera que as reposições sejam rapidamente concretizadas, com total salvaguarda das, já de si, magras atualizações das pensões.

Nota enviada pela Direção da APRe! aos Órgãos de Comunicação Social.