Aplicando o direito à cidade para as pessoas idosas: a oportunidade da Agenda Urbana da UE, Assinatura do Pacto de Amesterdão

Bruxelas, 30 de maio de 2016

Congratulando-se com a assinatura do Pacto de Amesterdão, hoje, que irá liderar o caminho para a Agenda Urbana da UE, a Plataforma AGE Europa, a maior rede da UE de organizações dos idosos, publica um guia destinado a ajudar as cidades europeias que utilizem a Agenda Urbana para se tornarem mais “age-friendly”.

Centrando-se sobre 12 temas-chave, tais como a pobreza, a transição para o digital, o emprego e as competências, e a mobilidade, a Agenda Urbana para a UE oferece a plataforma certa para construir cidades inclusivas e sustentáveis ​​para todos os cidadãos, e para ajudá-los a ter uma idade mais ativa e saudável.

“Num contexto de população envelhecida, rápida urbanização e maior escassez de recursos, a Agenda Urbana para a UE e o Pacto de Amesterdão são muito oportunos. Um número muito grande de iniciativas da UE, fóruns e projetos estão a ter impacto na qualidade de vida dos cidadãos e é de extrema importância, para reforçar a coerência entre essas atividades e alcançar o seu pleno potencial, conhecer os objetivos UE 2020 e, eventualmente, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos nas cidades europeias “, sublinhou Anne-Sophie Parent, Secretária-Geral AGE.

Ambos – mudança demográfica e urbanização – são as principais alterações que as nossas sociedades enfrentam. O número de pessoas na UE com 65 anos ou mais é definido para quase o dobro, de 85 milhões em 2008 para 151 milhões em 2060. Ao mesmo tempo, 80% dos idosos nos países desenvolvidos já vivem em áreas urbanas. Isto significa que a maioria de nós vai envelhecer nas cidades.

Estas mudanças implicam grandes desafios socioeconómicos, tecnológicos e ambientais que devem ser atendidos para garantir e melhorar ainda mais a qualidade de vida de todas as gerações, reduzindo as desigualdades e combatendo a exclusão social. Isto é o que o “direito à cidade” significa. Por outras palavras, “a cidade é um lugar coletivo que pertence a todos os seus residentes e que deve oferecer as condições necessárias para uma vida digna de um ponto de vista social, político, cultural, económico e ambiental”.

Com o envelhecimento contínuo e os estereótipos sobre a idade que prevalecem na sociedade, o “Direito à Cidade” é particularmente importante para as pessoas idosas. As cidades têm um papel a desempenhar na luta contra essa discriminação. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os ambientes físicos e sociais urbanos são fatores determinantes para que as pessoas se possam manter saudáveis, independentes e autónomas por muito tempo na sua velhice.

As alterações demográficas afetam um largo espectro de domínios, incluindo o fornecimento de moradia adequada e adaptada, a mobilidade acessível, a inclusão social e a pobreza. O guia da Plataforma AGE Europa, portanto, recorda os desafios que os idosos enfrentam ao aplicar o seu direito à cidade em 8 dos 12 temas abordados pela Agenda Urbana para a UE: Inclusão de migrantes e refugiados; Empregos e competências na economia local; Pobreza urbana; Habitação; Qualidade do ar; Mobilidade urbana; Transição para o digital; e Contratos públicos inovadores e responsáveis.

Ao dar informações importantes sobre os desafios enfrentados pelos moradores urbanos mais idosos, o guia convida as Cidades Europeias a aproveitar a oportunidade oferecida pela Agenda Urbana para a UE para projetar os seus ambientes de uma forma que respeite os nossos direitos à medida que envelhecemos, permitindo-nos beneficiar do nosso direito à cidade ao longo de toda a nossa trajetória de vida.