Como tratar a Europa doente?

A história está sempre a reservar-nos as mais inesperadas surpresas. O bom senso aconselha, porém, a que não tenhamos reações precipitadas ou apenas emotivas. A construção europeia não é feita para a eternidade. Nada é definitivo nas organizações humanas. Nestes dias, não é bom método tentarmos olhar a bola de cristal ou fazer conjeturas sobre as saídas possíveis para um inequívoco impasse em que a União Europeia se encontra. O referendo britânico teria sempre consequências profundas – qualquer que fosse o resultado. Não nos cabe agora apontar os muitos erros e as múltiplas tentações imediatistas. A verdade é que chegámos aqui – e, é bom deixar claro, que se trata de uma questão política da maior importância, não só para a Europa mas para o mundo. Com serenidade, basta vermos o verdadeiro terramoto sentido nos vários mercados e sobretudo a incerteza máxima criada – numa “sexta-feira negra”, que se junta a tantas outras ao longo dos tempos. Os mercados financeiros foram todos seriamente afetados. A confiança dos cidadãos foi posta em causa. Mas do que se trata agora é de estarmos ou não à altura deste desafio que é o mais complexo desde o fim da Segunda Guerra Mundial. E não se diga que tudo se resolve se voltarmos a partir ou se refundarmos as instituições europeias. Não. O que está em causa neste momento é a paz e a segurança no mundo, o desenvolvimento sustentável e a preservação da diversidade cultural – num mundo de polaridades difusas, no qual temos de encontrar equilíbrios e ajustamentos, que superem as nuvens negras que se acastelam no horizonte. Sem que tivéssemos saído das consequências da grave crise financeira dos últimos anos, somámos problemas aos graves problemas com que lidamos e que são responsáveis pela estagnação que vive toda a Europa, que reclama o bom senso neste momento. Precisamos de uma serena partilha de responsabilidades, que impeça novos saltos no escuro, sem prevenir perigos e riscos. E o que está a acontecer é que há demasiados jogos de curto prazo ou meros arranjos políticos, sem cuidar da essência de uma cultura de paz… A Europa está toda doente, disso não haja dúvidas. Temos de cuidar da sua saúde!

Guilherme d’Oliveira Martins
Administrador executivo da Gulbenkian