Comunicado da Presidente da APRe! Rosário Gama

41

Como é do conhecimento público, aceitei pertencer à Comissão Politica Nacional do Partido Socialista que foi eleita no passado dia 30 de Novembro. Como Presidente da APRe! entendo ter o dever de prestar aos respectivos Associados, um esclarecimento relativo a esta minha decisão estritamente pessoal e que teve em conta os diferentes aspectos que lhe estão associados.

Nunca omiti ser militante do Partido Socialista (desde 1989). Nesta condição considerei que a minha participação no referido órgão de aconselhamento na definição de estratégias políticas constituiria uma oportunidade, significativa, de dar voz activa aos aposentados, pensionistas e reformados que têm sido alvo de injustiças continuadas nos últimos anos. 
Considero que se trata de uma participação de carácter cívico, em situação excepcional, que não colide com as minhas funções de Presidente da APRe!. Com efeito, a participação neste órgão não é, nem será, incondicional. Esta participação justifica-se, no meu entender, pela oportunidade e capacidade de potenciar a defesa de legítimos interesses e direitos dos cidadãos, em particular dos aposentados, pensionistas, reformados e idosos em geral, num período crucial da vida nacional. Um período onde serão feitas opções políticas que podem condicionar as nossas vidas e o nosso futuro. 
Na referida Comissão não pactuarei com decisões que considere sejam lesivas das causas que temos defendido. Não deixarei, no cargo de Presidente da APRe!, de manter uma conduta estritamente apartidária na condução dos destinos da nossa Associação e na defesa intransigente de políticas que garantam uma melhor qualidade de vida aos cidadãos e cidadãs seniores.
Nesta conformidade, não participartei em campanhas eleitorais de índole partidária.
Compreendo muito bem as eventuais dúvidas que esta decisão possa ter colocado a alguns e algumas Associados(as) mas espero que a vossa confiança na acção que desenvolvo como Presidente da APRe! prevaleça sobre as referidas dúvidas.
Com efeito, estou sinceramente convicta que a minha participação no órgão em causa vai constituir um factor positivo no sentido de uma maior eficácia na defesa de propostas no quadro de uma cidadania activa e da defesa dos direitos dos aposentados, pensionistas e reformados.
Informo que, em tempo oportuno, dei conta desta minha posição à Direcção da APRe!
A Presidente da Direcção da APRe!
Maria do Rosário Gama