Em Cabeceiras de Basto

No dia 8 de Junho, às 16h, no Auditório da Câmara Municipal (CM) de Cabeceiras de Basto, a Presidente da APRe!, Maria do Rosário Gama, proferiu uma conferência sobre os direitos dos cidadãos reformados, na sequência de um convite do Sr Presidente da Câmara, Joaquim Barroso de Almeida Barreto.

O Sr Presidente da Câmara abriu a sessão, estando presentes mais de 100 pessoas, reformados das mais diversas profissões, mas também alguns jovens que acompanharam os seus familiares. Referiu, entre outros cuidados do seu programa autárquico, a existência de um programa pioneiro de cuidado dos mais velhos a partir da criação de uma Comissão de Protecção dos Idosos que, embora não estando prevista na lei, promove e coordena, em todo o concelho, a assistência às pessoas carenciadas deste grupo social. Informou, ainda, que a CM dispõe de um espaço devidamente equipado para que todas as associações do concelho que não possuam espaço próprio possam instalar-se. Disponibilizou esse espaço para ser partilhado por um futuro núcleo da APRe! em Cabeceiras de Basto.
Maria do Rosário Gama falou de seguida, começando com um introito sobre o início da APRe! após o qual explicou os principais objectivos desta associação, especialmente os que se referem à defesa dos direitos dos aposentados, pensionistas e reformados: o direito ao respeito, ao cumprimento dos contratos com o Estado, o direito a uma vida digna. Referiu as diversas frentes de luta que a APRe! vem desenvolvendo (frente política com todos os órgãos do poder político, frente jurídica, a frente da comunicação social, a frente internacional e o objectivo estratégico de os reformados virem a ter assento no Conselho Económico e Social), usando sempre um discurso muito acessível para que toda a assembleia, muito diversificada, pudesse compreender bem as suas palavras. Seguiu-se um período de perguntas à mesa a partir das quais foi possível sentir algumas das preocupações e opiniões dos presentes e prestar mais alguns esclarecimentos. Um dos intervenientes abordou a necessidade de confrontar os diversos partidos políticos, em futuras eleições, para se pronunciarem sobre a reversibilidade ou não das medidas penalizadoras especificamente aplicadas aos reformados.
A sessão foi encerrada pelo Sr. Presidente da Câmara que, entre outras coisas, referiu uma diferença significativa entre as decisões políticas dos autarcas e as decisões políticas dos governantes nacionais; os primeiros exercem uma política de proximidade com as populações, os segundos estão distantes das pessoas quando decidem.