Vamos Falar de Idadismo foi o tema da Conferência Internacional que assinalou o lançamento do Movimento #StopIdadismo,em simultâneo, em dez países: além de Portugal (que organizou o eventoonline) Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, México,Panamá e Venezuela.
Mas foi em Espanha, pela mão da especialista em Inovação Social,Laura Cañete, da Fundação Asispa, que a iniciativa começou, no final doano passado.
Na conferência de sexta-feira, referiu que o Idadismo, em Espanha,está muito enraizado, mas as pessoas nem têm consciência de que algumasatitudes – nomeadamente, o paternalismo excessivo, a infantilização asconversas com os mais velhos ou a ideia de que já não podem executardiversas tarefas – podem ser uma forma de discriminação, de osdesvalorizar.
Por isso, a ações já adotadas passam por organizar encontros ouparticipar em programas na comunicação social em que se dá a conheceressa realidade. Laura ambiciona que este movimento se torne “planetário”e tão conhecido como o Me Too.
Ler mais aqui: https://rr.sapo.pt/2021/05/01/pais/nasceu-o-movimento-que-quer-acabar-com-a-discriminacao-pela-idade/noticia