Os lares de Idosos na pandemia e o seu futuro

Deixamos à vossa consideração uma petição posta a circular cujo teor mereceu o apoio da Direção da APRe!, hoje reunida.

A recente pandemia trouxe consigo uma série, por enquanto inumerável, de múltiplas tragédias e a revelação da necessidade imperiosa de reformular muitas respostas sociais, nomeadamente as institucionais. Alguns dos modelos destas respostas já se sabiam limitados, de modo a garantir um quotidiano humanizado e cidadão aos que delas precisam. Porém, a pandemia e as suas consequências vieram trazer evidências e despertar muitos portugueses para a realidade que se vive na maioria dos lares para idosos, sobretudo em situações de risco.
Para alterar a situação nas estruturas residenciais para pessoas idosas que dependem da Segurança Social, além de se repensar modelos institucionais e semi-institucionais, será necessário um reforço de profissionais e da sua formação que integre todas as recentes aprendizagens, alteração dos rácios, das condições de higiene e estímulo vivencial. Vão ter de se reformular orientações técnicas, refazer quadros legais, rever tabelas salariais, etc. E vai ser preciso tempo. Tempo que escasseia para quem luta pela sobrevivência.

Ver mais no link para assinatura da Petição: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT100927&fbclid=IwAR2pCwWUpk7PPupkvd72R7UGCzWYjODQY17ZYRxBBP5CP1paqJNNWTcLAVw