A nossa História

Hoje, 1 de Dezembro, quero relembrar a todos, em especial aos mais distraídos…aos pais e professores que mostrem às crianças a importância histórica deste dia.

Hoje comemora-se o Dia da Restauração da Independência. Foi no dia 1 de Dezembro de 1640 que, um grupo de 40 fidalgos se introduziu no Paço da Ribeira, onde residia a Duquesa de Mântua, representante da coroa espanhola, matando o seu secretário Miguel de Vasconcelos e aclamando D. João, Duque de Bragança, rei de Portugal.

Finalizaram assim os 60 anos de domínio espanhol sobre Portugal. A revolução de Lisboa foi recebida com júbilo em todo o País. Restava, agora, defender as fronteiras de Portugal de uma provável retaliação espanhola. Para o efeito, foram mandados alistar todos os homens dos 16 aos 60 anos e fundidas novas peças de artilharia.

Não há dúvidas de que a ideia de nacionalidade esteve por trás da restauração da independência plena de Portugal.

Dúvidas e ignorância mostrou o ex governo em dar uma facada na nossa História, ao eliminar do calendário o dia da Restauração da Independência, no ano de 2012… mas não conseguiu que este importante dia da História do nosso País, ficasse esquecido no passado.

Reposto de novo no calendário Histórico, hoje podemos novamente comemorar a Restauração da Independência como feriado nacional e gritar bem alto.

VIVA PORTUGAL!
Graça Dimas