A Questão das Pensões

Conferência “Em Defesa da Segurança Social Pública: a Questão das Pensões”
5 Abril, Auditório Camões – Lisboa, 9.30 horas

A iniciativa é aberta à participação, preferencialmente mediante inscrição que pode ser feita na sua página web, de sindicalistas, de activistas das organizações de reformados e do precariado, de investigadores e técnicos, e “de todos os interessados no debate dos caminhos e propostas para assegurar uma Segurança Social pública robusta e com futuro”. É também, como dizem, “um testemunho da necessária unidade na acção, construída no debate de ideias e na convergência por objectivos comuns, para a defesa do Estado Social e do sistema público de pensões como componente essencial da democracia”. E como componente essencial, acrescentamos, de uma verdadeira política de desenvolvimento para o nosso país. Os sinais publicitados nos últimos dias sobre um novo e mais gravoso ataque em preparação pelo governo contra o sistema público de pensões reforçam a oportunidade e o interesse de juntos construirmos uma defesa cidadã esclarecida e solidária sobre o nosso sistema de segurança social pública, conquistado e construído a partir do 25 de Abril e agora sujeito ao mais violento ataque em nome desta austeridade que nos empobrece, compromete o nosso futuro e degrada a democracia. Esta iniciativa, como outras, inscreve-se no esforço colectivo de retirar decididamente o monopólio público do debate sobre a Segurança Social aos habituais arautos situacionistas da desgraça e das inevitabilidades, que sempre nos pregam a conhecida narrativa da insustentabilidade, e abrir caminho a um debate informado, plural e aberto sobre as políticas públicas capazes de assegurar o presente e o futuro do Estado Social.
A APRe!, representada por Maria Luísa Cabral, vai participar nesta importante conferência e apela aos seus Associados e reformados, em geral, à adesão a esta iniciativa.

Informações e inscrições www.pensoes.blogspot.pt