A Revolta de 31 de Janeiro, APRE!Norte – PASSEIOS NO PORTO

A Revolta de 31 de Janeiro, foi o tema do 2º Passeio Guiado pelo Porto, organizado pelo núcleo do Porto, graças à disponibilidade e competência de dois associados.
O ponto de encontro foi na Praça da República onde o levantamento militar de 1891 teve o seu início, numa reacção às cedências do Governo e da Coroa ao Ultimato Britânico. O objectivo era a implantação do regime republicano em Portugal.
Depois, desceu-se a rua do Almada, percorrida também pelos revoltosos. Nestes Passeios Guiados, além da contextualização histórica, presta-se atenção a outros aspectos, arquitectónicos, religiosos e de desenvolvimento urbano, patente nas novas lojas e na nova dinâmica que a cidade do Porto evidencia.
Terminámos o percurso na Praça da Liberdade, junto da Estátua de D.Pedro IV, onde se leu uma inscrição com o nome de alguns dos Mártires da Liberdade da revolta de 1829, entre liberais e absolutistas. Finalmente, foram lidos excertos de um poema que mostrava a dor sentida pela população pela derrota de 31 de Janeiro e pela prisão, exílio e morte de alguns pioneiros da República.
É, ainda, ‘tradição’ destes Passeios o lanche, que serve de balanço e é um momento de convívio. Neste caso, teve também o objectivo de aquecer todos aqueles que suportaram o frio daquela tarde…