AGE – COMUNICADO DE IMPRENSA

AGE Platform Europe’ – COMUNICADO À IMPRENSA
Bruxelas, 19 de Abril de 2016

“Lançamento dos resultados do estudo sobre a melhoria dos cuidados de incontinência na Europa”

– Conferir autonomia às pessoas com incontinência e aos respetivos cuidadores para viverem vidas independentes e dignas em casa e na comunidade.

Um estudo realizado em seis regiões europeias contribuiu para uma melhor compreensão de como melhorar a prestação de serviços a pessoas com incontinência, nas suas vidas diárias, em casa e na comunidade.

O envolvimento do paciente, a informação e as disposições com base em perfis de pacientes foram encontrados como sendo a chave que possibilita que as pessoas com incontinência e os seus cuidadores possam viver vidas independentes e dignas.

Berlim, 19 de abril de 2016 – Os resultados de um grande estudo pan-europeu, que dá uma visão sobre a qualidade dos serviços de cuidados de continência e respetivas disposições, foram divulgados hoje no 6º Fórum Mundial sobre a incontinência: “Saúde sustentável e assistência social: o papel dos cuidados de continência para a capacitação de uma vida autónoma e digna “.

O estudo foi conduzido pela AGE Platform Europe, uma rede europeia representativa de mais de 40 milhões de idosos na Europa, e pela SCA. Intitulado de Gestão da Contenção – Uma análise das disposições atuais sobre cuidados de incontinência, o estudo foi realizado entre pessoas com incontinência e cuidadores informais, em seis regiões na Alemanha, Polónia, Inglaterra e Espanha. O objetivo foi obter uma compreensão do conhecimento que os pacientes e os cuidadores dispunham sobre os produtos de contenção que estão disponíveis no mercado, e em que medida estavam envolvidos na decisão sobre que tipo de produto usar.

As principais conclusões do estudo foram:

• 1 em cada 4 disse que o tipo de produto oferecido nem sempre é suficiente para apoiá-los na participação das atividades da vida diária
  • 43% consideraram que o tipo de produto nem sempre era suficiente para apoiá-los na participação das atividades de trabalho
  • 41% experienciaram perturbações de sono devido ao tipo de produto
  • Quase 40% sentiram que não tiveram escolha sobre o tipo de produto que poderiam usar
  • 3 em cada 4 tiveram de pagar do seu bolso por produtos adicionais.
“No contexto atual de envelhecimento demográfico, é cada vez mais importante tomar medidas para garantir que o apoio para a gestão da incontinência atenda integralmente às necessidades e preferências do indivíduo”, afirmou Anne-Sophie Parent, Secretária Geral da Plataforma AGE Europa. “Há muita margem de manobra para melhorar o atendimento das pessoas com incontinência, envolvendo-as muito mais no processo de tomada de decisão na escolha de produtos de contenção”.

O estudo destacou três fatores-chave que poderiam levar a uma maior independência e satisfação do usuário na gestão diária:

• A informação e o conhecimento sobre os diferentes tipos de produtos
  • O envolvimento na escolha do tipo de produto
  • A adaptação do financiamento das medidas com base nos perfis e nas necessidades dos pacientes.
As conclusões do estudo alinharam-se estreitamente com as conclusões retiradas a partir de uma Mesa-Redonda de Peritos, realizada em 2015. Oito organizações de pacientes europeus e da sociedade civil mobilizaram-se e identificaram seis recomendações para melhorar o atendimento de pessoas com incontinência numa Declaração Conjunta, apelando para:
  • O reconhecimento dos cuidados de incontinência como um direito humano que permite às pessoas terem vidas independentes e dignas
  • A implementação da sensibilização e compreensão da incontinência entre usuários e prestadores de cuidados informais
  • A melhoria da informação sobre a incontinência e os cuidados de incontinência
  • A permissão de escolha, o envolvimento e a responsabilização das pessoas afetadas pela incontinência
  • A promoção da continência-amigável em ambientes urbanos, comunitários e casas
  • O apoio e a prioridade de um programa de investigação sobre a incontinência
‘Eurocarers’, a rede europeia representativa de cuidadores informais, participou na mesa-redonda. John Dunne, presidente da organização, declarou: “A incontinência é um excelente exemplo de um desafio para restaurar a independência e a dignidade, e manter as pessoas socialmente ativas e contribuindo para a sociedade”.