AGE NEWSFLASH 21/09/2018

6

ENVELHECIMENTO:
Junte-se à nossa campanha de 70 dias contra o “ageism”! (idadismo)
Conforme anunciámos no nosso Boletim Informativo  de setembro, o dia 10 de dezembro de 2018 marcará o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração Universal, que foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948 em Paris, estabelece os direitos que TODA a pessoa tem direitos como ser humano, independentemente da idade, nação, localização, idioma, religião, origem étnica ou qualquer outro estatuto.
A comemoração deste 70º aniversário oferece um momento chave para denunciar o “ageism” generalizado e o seu impacto negativo no IGUAL gozo dos direitos humanos na velhice, lembrando que os direitos humanos não diminuem com a idade!
É por isso que a AGE Platform Europe, com o apoio de organizações parceiras, está a lançar uma campanha de 70 dias contra o “ageism”, sob o título “AGING EQUAL” e o lema “Direitos Humanos não diminuem com a idade“.

A campanha terá início no Dia Internacional dos Idosos no dia 1 de outubro e será dividida em 10 semanas, abrangendo cada tema específico para demonstrar a dimensão multifacetada do “ageism” e como isso afeta diferentes grupos da sociedade. Para mais detalhes, por favor visite nossa página de campanha.
Convidamo-lo a envolver-se nesta campanha para divulgar e agarrar o ímpeto de tomar uma posição forte contra o preconceito de idade no seu país e dar visibilidade ao seu trabalho para combater a discriminação etária em eventos nacionais. Para mais informações sobre as principais mensagens da campanha e como contribuir, leia o guia da campanha.
O material da campanha (logótipo, banners e blog) está a ser finalizado e em breve estará disponível em vários idiomas da UE. No dia 1 de outubro, a campanha blog – ageing-equal.org – irá para o ar para partilhar informações relevantes sobre o “ageism”, material de campanha, testemunhos, etc. Tudo isso será  também partilhado na página de campanha no site da AGE .
Se contribuir para a campanha AGE, por favor, mantenha-nos informados sobre a sua atividade, para que possamos dar mais visibilidade a nível da UE.