António Guterres: “As pessoas idosas têm o mesmo direito à vida e à saúde que as outras”

4

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu mais proteção para os idosos, os mais vulneráveis à pandemia da covid-19, sublinhando que “ninguém, jovem ou velho, é prescindível”.

“As pessoas idosas têm o mesmo direito à vida e à saúde que as outras”, frisou António Guterres, numa mensagem vídeo transmitida na sexta-feira, em que recordou que a taxa de mortalidade por covid-19 nas pessoas com mais de 80 anos é cinco vezes superior à média global.
Segundo o antigo primeiro-ministro português, a pandemia está a gerar “medo e sofrimento incalculáveis” nos idosos, não só devido à doença, mas também por causa do risco de pobreza, discriminação e isolamento.
“Como pessoa idosa que sou, com responsabilidade por uma mãe ainda mais idosa, estou profundamente preocupado com a pandemia a nível pessoal e com os seus efeitos nas nossas comunidades e sociedades”, afirmou Guterres, de 71 anos.

Ler mais aqui: 24.sapo.pt/actualidade/artigos/antonio-guterres-as-pessoas-idosas-tem-o-mesmo-direito-a-vida-e-a-saude-que-as-outras