APRe! Dia Internacional das Pessoas Idosas em Lisboa

Comemorações do dia 1.Out.2014 – Dia Internacional do Idoso, na Delegação de Lisboa
As comemorações iniciaram-se cerca das 10 horas com a entrega do manifesto da APRe! aos Presidentes ou seus representantes dos Municípios de Oeiras, Sintra, Amadora, Loures, Odivelas, Almada e Seixal. No Município de Cascais, e devido à agenda do Presidente, a recepção e entrega do nosso Manifesto teve lugar às 17 horas.

Em Lisboa, equipas de dinamizadores dirigiram-se a partir das 11h30 aos quatro refeitórios da Administração Pública do Palácio Foz, Rua Filipa Folque, Av Duque d’Àvila e Av. Visconde Valmor, que têm uma elevada frequência de aposentados idosos, tendo distribuído aos utentes cerca de 500 flyers divulgando a nossa comemoração.
Ao início da tarde, os associados concentraram-se na Brasileira do Chiado, na Estação do Cais do Sodré e na Estação do Rossio, tendo iniciado pelas 16 horas o desfile até à Praça do Município.
Pelas 16h30 a Banda dos Sapadores Bombeiros de Lisboa deu o seu concerto em frente aos Paços do Concelho, perante os associados da APRe! e alguns turistas, tendo sido muito aplaudida!
Pelas 17 horas, o Vereador João Afonso do pelouro dos Direitos Sociais, recebeu no Salão Nobre dos Paços do Concelho a Delegação da APRe! liderada pelo Vice-Presidente Fernando Martins, bem como os associados presentes na Praça. Após o discurso do nosso Vice-Presidente, o Vereador leu para todos o nosso Manifesto, que agradeceu, e falou das iniciativas da CML, no âmbito do Plano de Acção do Pelouro dos Direitos Sociais para 2014- 2017.
Na área dos Direitos Sociais, as políticas de Igualdade constituem instrumentos essenciais para a coesão social. O Plano desenvolve-se em 3 eixos: Participação, Coesão e Intervenção.
No eixo da Coesão, o Envelhecimento Activo representa o combate à descriminação e a promoção de uma participação igualitária na vida a cidade.
Os idosos representam 25% da população da cidade de Lisboa, pelo que a CML está a promover uma maior participação e apoio a este grupo etário, designadamente através da intensificação de actividades intergeracionais, referindo ainda a importância das iniciativas em curso na área da habitação para idosos.
O Vereador congratulou ainda a APRe!, pela iniciativa que teve de comemorar o Dia Internacional do Idoso, referindo que o mês de Outubro é o mês dedicado aos idosos, estando a CML também a preparar a comemoração do Dia Internacional da Terceira Idade, que se celebra em 28 do corrente mês.
A recepção terminou com o convite para nos dirigirmos à varanda do Salão Nobre onde foi proclamada a República, que certamente será uma recordação inolvidável para todos os que ali estiveram pela primeira vez.