APRe! Dia Internacional das Pessoas Idosas em Coimbra

APRe! viva.

VIVA a APRe!

A APRe! está viva e…
       pensou comemorar condignamente o Dia Internacional das Pessoas Idosas, que teve lugar no passado dia 1 de Outubro.

Se bem o pensou melhor o fez como facilmente se constata pelas actividades que foram dinamizadas de norte a sul do país.

A elaboração de um Manifesto, dirigido ao Poder Local, simbolicamente entregue à mesma hora em cerca de 30 Câmaras Municipais foi um momento a registar com orgulho.
Em Coimbra a APRe! foi recebida na sua Câmara Municipal pelo presidente, Manuel Machado, pela vice-presidente, Rosa Reis Marques, e pelo vereador da Acção Social, Jorge Alves.
Após a entrega do Manifesto o Grupo de Concertinas “Amigos da Paródia” (que à porta da Câmara tinha recebido, com a sua música, a delegação da APRe!) percorreu as ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges até ao Edifício do Chiado onde decorreu um conjunto de iniciativas. No espaço exterior, alguns dos Parceiros da APRe! associaram-se às comemorações com a apresentação, através de materiais informativos, dos seus serviços e produtos. No interior do Edifício aconteceu uma serie de palestras/comunicações. A saber: “A acção social da Câmara junto do Idoso”, Dr. Jorge Alves- Vereador da Educação e Acção Social da CMC; “80 anos ao serviço do Idoso”, Dra. Cristina Pêla – Coordenadora de Loja de Coimbra do Inatel; “Reforma e Qualidade de Vida”, Psicóloga Catarina Calado, Davicati, Saúde e Bem Estar; “A importância do Turismo para o Idoso na Região Centro”, Dr. Hugo Duarte, Duarte Company; “Hortas sustentáveis”, Dra. Sofia, Terra Fresca; e “A acção cívica da APRe!“, Dra. Rosário Gama, Presidente da APRe!.
A tarde começou como tinha acabado a manhã: com a actuação do Grupo “Trovadores do Mondego”. O Museu da Água teve a iniciativa de oferecer, aos participantes do Passeio Pedagógico entre Pontes, guiado pelo geógrafo Hugo Duarte, cantis de água.
Dia pleno de emoções!
                                               VIVA a APRe!