Untitled Post

APRe!

Notícias APRe!
Informações desde a última vez que vos escrevi (6 de Janeiro):
– No encontro com o advogado Dr. João Correia foi sugerido por ele, entrar com acções em tribunal para impugnação das decisões orçamentais sobre as nossas pensões. De acordo com o Dr. João Correia, apesar de ainda não sabermos qual vai ser a decisão do tribunal constitucional, ele acha que é uma acção no tribunal administrativo é tomada de posição política e que há fundamentos para avançar. Também por sua sugestão, ele vai meter a acção em nome da APRe! e de mais 6 associados, dois de Lisboa, dois de Coimbra e dois do Porto, em cada uma destas cidades. A opção de pôr a acção em nome de seis associados tem a ver com a possibilidade de o tribunal administrativo indeferir liminarmente o processo em nome da APRe! e assim fica salvaguardada a acção. O facto de serem 2 em cada cidade é para ser um do CNP e outro da CGA. Já enviámos 2 nomes de colaboradores e, como devem calcular, não foi indicado nenhum nome da Comissão Instaladora. Esta acção fica a custo zero no que se refere aos honorários do advogado. Temos que pagar as custas e, se ganharmos (está em causa não só a CES mas também os 3,5% de sobretaxa e qualquer outro corte que o Governo queira fazer), vamos então, já com segurança, meter as acções em grupo mas com os nomes de quem quiser entrar nesta contestação. As custas do tribunal andam à volta de 200 a 300 euros por acção e nessa altura, provavelmente já teremos que suportar os honorários.
– Realizaram-se reuniões da APRe! em Lisboa (dia 9 de Janeiro) e no Porto (15 de Janeiro)
Na reunião de Lisboa foram feitas várias sugestões, algumas das quais já estão em andamento:
1. Sugestões
 Verificar o texto do Regulamento Eleitoral cujos prazos não batem certo com os Estatutos sugerindo-se que a CI arranje uma cláusula específica para se ultrapassar a situação sem causar problemas ao processo eleitoral (para este acto eleitoral não podem contar os 6 meses previstos no Regulamento eleitoral, senão ninguém se podia candidatar, a Associação deu os primeiros passos a 22 de Outubro)
 Publicitar a APRe! junto de amigos, familiares e ex-colegas de emprego
 Eleger uma bandeira, por exemplo, a defesa de uma pensão mínima de 600 €
 Lançar campanhas de rua: nas zonas ricas, em áreas de consumo; nas zonas carenciadas, porta a porta
 Dispor de um panfleto e fazer bancas na rua para distribuição e angariação de associados (já foi feito, envio em anexo)
 Arranjar um logo (mais à frente, escrevo sobre o logótipo)
 Dispor de um órgão de comunicação para que não dependamos do Facebook ou de vários blogues (Que tipo de órgão?)
 Criar um Grupo de Trabalho que dinamize os contactos internacionais de forma a abrir caminho até ao Parlamento Europeu (já está em andamento)
 Mobilizar para participar na Manifestação da CGTP (para esta e não só…) Estar presente em massa nas galerias da Assembleia da República quando
 Estar presente em massa nas galerias da Assembleia da República quando for a discussão e votação da Petição da APRe! (Quando souber a data, divulgarei)
2. Proposta organizativa
A proposta organizativa foi consensual e consiste no seguinte:
 Criar uma malha a partir de uma base geográfica, utilizando a rede de amigos e conhecidos e de ex-colegas
 Evitar a todo o custo a atomização que leva à desagregação
 Constituir uma Comissão ad hoc, de carácter provisório, para dinamizar e que venha a incorporar os núcleos que se forem constituindo
 Recorrer aos órgãos de informação locais para colocar pequenas notícias e convocatórias
3. Acção
Aprovada por consenso, muitos presentes voluntariaram-se para dinamizarem núcleos diferentes. A Mesa, também por consenso, passou a Comissão Ad Hoc com a missão de convocar rapidamente esses voluntários.
A Comissão ad Hoc de Lisboa é constituída por:
Vítor Ferreira da Silva (vferreira@netcabo.pt)
Maria Luísa Cabral (cabral1946@gmail.com)
Maria Virgínia Machado (maria.virginia.machado@gmail.com)
Na reunião do Porto:
Foram feitas as seguintes propostas como:
– Concurso de ideias para criação do logótipo;
– Edição de cartaz de interior/exterior – Apelativo da participação na Associação;
– Edição de “Flyer”;
– Edição de um texto de informação organizada;
– Dossier digital de recortes de imprensa;
– Desenho e Produção de bandeiras APRe!
– Desenho e Produção de uma peça de roupa (écharpe, cachecol, gorro, t-shirt) identificativo;
– Produção de vídeos com histórias de vida;
– Implementação de um Atelier de Narrativas – recolha de narrativas orais/escritas para vários usos;
– Biblioteca móvel (troca de livros, jornais, revistas) entre associados.
E ainda:
Ciclo de Debates
Um evento com perfil de Festa
Estas duas reuniões são a evidência de que os Associados têm propostas excelentes e que vão permitir à APRe! um crescimento rápido e consistente.
Vão realizar-se a curto prazo mais três reuniões:
Em Leiria, no dia 24 de Janeiro, às 17H00 no NERLEI;
Em Faro, no dia 7 de Fevereiro, às 14H30, na Biblioteca Municipal;
Em Évora, no dia 8 de Fevereiro, às 14H30 na CCR- Alentejo.
Apelamos à mobilização para estas reuniões, muito importantes para a dinamização dos núcleos.
Logo que haja outras reuniões agendadas, daremos informação.
– Alguns associados “lamentaram” não termos tomado posição relativamente ao famigerado relatório do FMI. Fiz um comunicado que enviei à Lusa e a outros órgãos de comunicação social sob o título “Tentativa de Golpe de Estado”, que envio em anexo. O Jornal I publicou, bem como o Diário de Coimbra e a Lusa “on line” Nem sempre as televisões estão disponíveis para as nossas reacções, mas nós não nos calamos!
– Vamos realizar o primeiro acto eleitoral no dia 27 de Fevereiro. A convocatória será enviada no dia 25. Os cadernos eleitorais foram fechados ontem, dia 20, por impossibilidade de garantir que os mesmos estivessem concluídos no dia da votação.
– Confirmação De Inscrição e Nº de Associado
A confirmação da Inscrição na APRe! está disponível em função do NIF, em
http://serve.selfip.com:1024/APRE/search.htm portanto só poderá ser feita a quem nos forneceu esse elemento.
Por outro lado, se tiver dificuldade em efectuar esta consulta, por favor ligue mais tarde e não insista frequentemente, para que o servidor funcione correctamente.
– Envio, em anexo, uma nova ficha de inscrição para quem não está ainda inscrito e pretende fazê-lo, ou para divulgação junto de amigos ou familiares reformados.
– A partir do envio do final deste mês só enviaremos notícias APRe! para os associados
– Logótipo- A APRe! tinha lançado um desafio para apresentação de propostas para o logótipo da Associação. O prazo terminou no dia 15 de Janeiro. Foram enviadas 10 propostas gráficas e dezenas de sugestões para ser adoptado como logótipo aquela que já é a nossa marca, ou seja, APRe! Não tínhamos pensado nessa sugestão mas achámo-la muito interessante e, relevando o interesse dos trabalhos apresentados, achámos que esta hipótese cumpria alguns objectivos: é a nossa imagem de marca, é simples, é a preto e branco o que a torna vantajosa em termos de diminuição de custos em impressões que se venham a fazer.
– Participação da APRe! em manifestações
Têm sido muitos os associados que nos têm questionado sobre a participação da APRe! em manifestações de rua para manifestar o nosso descontentamento. No dia 26 de Janeiro e no dia 16 de Fevereiro vão realizar-se duas manifestações, a primeira é de professores, convocada pela Fenprof e a segunda é geral e convocada pela CGTP. Na reunião da Comissão Instaladora do dia 10 de Janeiro, entendemos que devíamos informar os associados sobre estas duas realizações, dizer-vos que individualmente vamos participar (quem quiser) mas não enquanto Associação.
Entretanto fomos convidados para uma reunião em Lisboa, pelo grupo “que se lixe a troika” e que dinamizou as manifestações do 15 de Setembro, para participarmos na dinamização de uma manifestação tal como a anterior, a realizar no dia 2 de Março. Estiveram nessa reunião o Vítor Ferreira e a Luísa Cabral. Dado o carácter não partidário e não sindical desta organização, entendemos que será o momento para participarmos como Associação. Esta situação minimiza algum efeito de pouca mobilização dos reformados, como aconteceu nas 2 tentativas que foram feitas já depois do nosso aparecimento. Se virmos que a adesão é grande (a manifestação terá carácter regional) então podemos organizar uma, de carácter nacional para o nosso grupo social. A convocatória para esta manifestação é assinada em nome individual, eu, o Vítor Ferreira e a Luísa Cabral assinámos. A APRe! não assina pois não há assinaturas de Associações, partidos, movimentos sindicais, etc mas vamos estar presentes com elementos identificativos da Associação.
Os associados Luísa Cabral e Vítor Ferreira estiveram presentes num programa do canal Q. Não tive hipótese de divulgar porque foi em cima da hora que tivemos conhecimento da transmissão.
Na próxima 6ªfeira às 23 horas a Eduarda Neves da CI vai estar presente no programa Pólo Norte, do Porto Canal para falar sobre a APRe!
Finalmente, e porque são postas muitas questões nesse sentido, volto a divulgar os nomes da CI que entram em contacto convosco:
Rosário Gama – Coordenadora – Já digitalizei a minha assinatura para todos os documentos que envio.
Fernando Martins – Facebook e responsável pela dinamização dos núcleos da parte central e sul do país;
Eduarda Neves – responsável pela dinamização dos núcleos da parte norte do país;
Manuela Vilarinho – base de dados
Eduarda Neves, Abílio Soares e José Vieira Lourenço – Mesa da Assembleia eleitoral.
” Para o ignorante, a velhice é o inverno da vida; para o sábio, é a época da colheita” (Talmude)
A Coordenadora da APRe!
Maria do Rosário Gama
APRE!– Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados – NIPC 510.435.564