Autonomia e liberdade no fim de vida: estas aldeias sociais são habitadas por idosos

São casas autónomas em Águeda e Portimão que permitem uma resposta social para idosos que não querem passar o fim de vida num lar. João Martins diz que modelo visa dar uma nova vocação a concelhos despovoados e envelhecidos e diversificar a oferta residencial para os mais velhos.

Em Águeda, no distrito de Aveiro, há uma espécie de aldeia social habitada por 19 idosos com alguma autonomia que não querem ir para um lar, um projecto que tem vindo a revelar-se um sucesso, em tempos de pandemia. A ideia nasceu há cerca de sete anos quando a associação “Os Pioneiros” concluiu que “era preciso uma resposta social que antecedesse o lar e que desse a possibilidade de as pessoas serem autónomas, e terem a sua vida normal”.

“Aldeia”social em Águeda permite que idosos possam viver com autonomia

Ler mais qui:  https://www.publico.pt/2020/12/22/sociedade/noticia/autonomia-liberdade-fim-vida-aldeias-sociais-sao-habitadas-idosos-1943867?fbclid