Aveiro

Apresentação da APRe! na Academia dos Saberes.

Antecedendo a realização da Assembleia Geral da Academia dos Saberes de Aveiro, Universidade Sénior, no dia 10 de Janeiro de 2014, esteve presente uma delegação da APRe! composta pela sua Presidente Rosário Gama, pelos dinamizadores do Núcleo de Aveiro Jorge Fernandes e Cristina Ferreira, e pelos coordenadores regionais da APRe!, José Gama e Elvira Mendes. Perante uma vasta assembleia de cerca de 100 pessoas, a Presidente Rosário Gama fez um breve resumo histórico da constituição da APRe!, das principais lutas desenvolvidas no seu primeiro ano de vida, designadamente a luta contra os cortes nos 13º e 14º meses nas pensões, a luta contra a retroactividade da aplicação da chamada convergência das pensões da CGA e da Segurança Social, para pensões já em pagamento, e a luta contra a aplicação da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES).
Foi igualmente dada a notícia de que a APRe!, desde a sua constituição, se tem batido por integrar o Conselho Económico e Social (CES), tendo feito diversas diligências junto de diversos órgãos de poder, dos partidos políticos e do próprio CES.
Pelos representantes locais, foi dada informação do local de reuniões mensais do núcleo e do numero de assocados da APRe! na região de Aveiro.
Para finalizar foi feito o apelo aos presentes para aderirem à APRe!, para assim darem mais força e representatividade à nossa associação.
Jorge Fernandes, Aveiro.

*****/*****
Agradecimento

Osdinamizadores do Núcleo APRe! da região de Aveiro, vêm por este meio manifestarpúblico agradecimento aos:
·       DoutorPaulo Pedroso, Prof.Doutor Eduardo Anselmo Castro, do Departamento de Ciências Sociais, Políticas edo Território da UA e à Dr.a Rosário Gama, pelas claras e concisas exposiçõesque fizeram na nossa reunião sobre o tema ASegurança Social e as pensões de reforma, passado, presente e futuro“. Esteagradecimento é extensivo ao Jornalista, Sr. José Carlos Maximino que fez aapresentação e moderação da reunião/debate.
·     À  Associação de Estudantes da Universidade deAveiro, que se fez representar na nossa reunião e públicamente manifestou apoioà luta dos pensionistas e reformados, tecendo semelhanças com a luta que osestudantes travam contra a diminuição das bolsas de estudo.
·    ÀDirecção da Escola Secundária de JoséEstevão, que pôs à nossa disposição o Anfiteatro da Escola para a realização danossa reunião, levando à prática a abertura da Escola à Comunidade,especialmente à Dr.a Glória e à Sr.a Glória, que mais de perto nos acompanharamna preparação e realização da reunião.
·       Ao nosso associado Arsélio Martins, pelo brilhantecartaz que fez para a divulgação da nossa reunião, à colaboração prestada nasua concepção pela Livraria Gigões & Anantes de Aveiro e aos associados quecolaboraram na distribuição dos cartazes. Agradecemos igualmente ao Diário deAveiro e à Rádio Terranova a divulgação da reunião.
Fazemos maisuma vez o apelo para uma maior participação dos associados em futurasrealizações, porque só com uma participação activa daremos voz à luta quetravamos contra o assalto que os pensionistas e reformados estão a ser vítimas.Os pensionistas e reformados têem que se convencer que têem que agir, têem quelutar pelos seus direitos, porque a única coisa que cai do céu é a chuva!
SaudaçõesAPRe!stas,
JorgeFernandes