CERIMÓNIA DE APRESENTAÇÃO DO FÓRUM OEIRAS SÉNIOR

No próximo dia 3 de Outubro de 2016, pela 15h, vai ter lugar em Oeiras no Salão Nobre do Palácio do Marquês de Pombal, integrada na celebração do Dia Internacional da Pessoa Idosa, a cerimónia de apresentação do Fórum Oeiras Sénior.

“Oeiras vai ter uma estrutura local de representação da Pessoa Idosa, que terá como missão dar voz aos cidadãos de Oeiras com mais idade e influenciar as políticas públicas e as atividades e dinâmicas das entidades do concelho de Oeiras. Intitulada de Fórum Oeiras Sénior, esta estrutura será apresentada numa sessão pública que terá lugar no dia 3 de Outubro, entre 15H00 e as 17H00, no Salão Nobre do Palácio do Marquês de Pombal.

O Fórum, um espaço aberto à participação de todos, assume-se como um órgão consultivo, cabendo-lhe apreciar, refletir, debater e apresentar propostas para otimizar a intervenção na área do envelhecimento, por forma a garantir o bem-estar, a dignidade e a qualidade de vida da Pessoa Idosa.

Esta estrutura tem enquadramento naqueles que são os direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa para a terceira idade e nas orientações internacionais relativas às oportunidades de realização pessoal e de participação ativa da Pessoa Idosa na sociedade. Tem, igualmente, fundamento na missão e valores que regem a atuação do Município de Oeiras, na orientação para o bem-estar do munícipe, privilegiando-se a participação da comunidade na vida municipal através de uma prática permanente de diálogo com a população e com as suas expressões organizadas.

Ao criar esta estrutura, a Câmara Municipal de Oeiras tem como objetivo dar voz aos munícipes com mais idade, na medida em que constituem um grupo populacional com forte expressão no concelho, com muito know how e experiência vivida, não podendo o Município prescindir da sua opinião e competência para pensar o território e planear as soluções mais adequadas às necessidades e a um desenvolvimento local inclusivo. O Fórum, aberto à participação voluntária de todos, será um espaço de reflexão, de debate e de emanação de propostas que possam orientar não só as políticas locais como a ação dos vários atores locais que direta ou indiretamente atuam na área do envelhecimento.

Este Fórum constitui uma oportunidade de concretização da democracia participativa e uma instância de apoio e de consultadoria que permitirá maior adequação das políticas às necessidades de natureza diversificada e que poderão não estar devidamente diagnosticadas. Para os cidadãos com mais idade, a oportunidade de participação efetiva na vida local, em nome próprio e não apenas através da mediação de instituições. Ao mesmo tempo, oferece a possibilidade de qualquer munícipe, independentemente da sua idade, poder apresentar e debater coletivamente assuntos relevantes para o bem-estar dos que têm mais idade, inerente à sua condição de familiar, de cuidador informal, de voluntário ou prestador de cuidados profissionais.

Na sessão de apresentação desta estrutura será explicitado o processo de implementação da mesma e a metodologia participativa adotada.

Para além do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Paulo Vistas, estarão presentes na cerimónia os membros do grupo de trabalho que pensou e estruturou toda a organização do Fórum: 12 munícipes com mais de 60 anos de idade, de várias freguesias do concelho, bem como dois técnicos municipais e um da Fundação Aga Khan.”