Coimbra

4

O Núcleo de Coimbra da APRe!, dinamizou no passado dia 20 de Março, às 21 horas, na Galeria de Santa Clara, uma Tertúlia como fim de apresentar o seu Plano de Actividades. Refira-se que esta iniciativa foi divulgada, também, pelos órgãos de comunicação locais. 

O Núcleo deu início à Tertúlia começando por dar as boas vindas aos Associados, para de seguida passar a palavra, tal como estava previsto, à presidente da APRe! 
Maria do Rosário Gama salientou que são significativas as actividades desenvolvidas e que estas são, periodicamente, dadas a conhecer aos Associados (em 18 de Março foi noticiada a 53ª Notícias APRe!). 
Tendo em conta a internacionalização do Movimento tem desenvolvido diligências junto de organizações similares pela luta dos reformados na Europa. Na sequência destes contactos recebeu e, aceitou o convite feito pelo eurodeputado da Letónia, para estar presente, juntamente com o vice-presidente, Fernando Martins, em representação da APRe!, na conferência sobre “A Situação dos Pensionistas na Europa”, que vai acontecer no dia 4 de Abril em Riga, Letónia. 
Consciente de que a participação cívica dos Aposentados e Reformados pressupõe informação/conhecimento, Rosário Gama fez saber que a APRe! vai levar a efeito, entre os dias 1 de Abril e 10 de Maio, a campanha de mobilização intitulada UMA VOLTA PELO VOTO que se enquadra, precisamente, no estabelecido nos seus Estatutos. 
O Núcleo, antes da apresentação do Plano de Actividades, afirmou ser sua intenção assumir uma atitude ativa e participativa. Nesse sentido: 
· Enviou emails aos Presidentas de Junta de Freguesia da cidade, solicitando uma sessão de esclarecimento tendo em vista a cooperação. Congratula-se pela forma como foi recebido, no dia 6 de Março, às 10:30 horas, pelo Presidente da Junta de Santo António dos Olivais e no dia 9 de Março, às 10 horas, pelo Presidente da Junta de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades 
· Criou um Arquivo de Documentação do Núcleo 
· Vai implementar, nas primeiras 5ª feiras de cada mês, das 15 às 17 horas, na sua sede, o Gabinete de Apoio ao Reformado/Aposentado. Terá início no dia 3 de Abril. 
A propósito do Plano de Actividades, referiu que, a sua elaboração foi norteada pelas seguintes ideias: 
· A qualidade de vida dos Seniores 
· O espírito cívico intrínseco da APRe! 
· A troca de experiências e saberes 
· A mobilização dos Associados 
· A visibilidade e voz dos cidadãos seniores 
Acrescentou ainda que a sua concretização tem por base: 
· Desenvolver e aperfeiçoar a organização interna da Associação 
· Implementar uma Comissão de Protecção ao Idoso 
· Estabelecer cooperação e parcerias de cooperação 
· Promover o envelhecimento em qualidade, digno e participativo das pessoas reformadas / aposentadas 
O Núcleo ao apresentar o Plano de Actividades deu enfase ao facto de que este era um projecto aberto às sugestões dos Associados. Salientou, inclusive, que para a concretização das actividades propostas conta, para além do envolvimento e participação, com o contributo de conhecimentos e experiências dos Associados. Seguiu-se um período de discussão que contou com intervenções pertinentes, que vão ser aproveitadas para a organização de cada acção. 
O serão terminou com a actuação dos Trovadores do Mondego, que juntou gerações (aos presentes associaram-se amigos dos Trovadores e clientes da Galeria) num clima de música, alegria e boa disposição. 
O Núcleo agradece, reconhecido, a intervenção de todos os Participantes. Conseguiu-se um momento de intervenção, reflexão e lazer. MUITO OBRIGADO A TODOS! 
Elda Calado
(Núcleo de Coimbra)