Colóquio – Objectivos

0
Os reformados na Europa
Que políticas de investimento social?
Uma iniciativa da APRe! que pretende a abordagem e o debate sobre os problemas que afectam os reformados, numa perspectiva comparada, e contribuir para a formação de uma opinião pública europeia favorável ao debate institucional e generalizado, sobre os desafios emergentes nas sociedades modernas. Avaliar a situação dos reformados em diversos países europeus, bem como o futuro previsível dos sistemas e políticas de segurança social, é também um objectivo a alcançar neste colóquio.
Ao nível europeu, o envelhecimento das populações é um fenómeno natural que coloca às sociedades desafios e problemas novos, os quais têm de ser equacionados através de respostas de índole económica e financeira, mas também social, sociológica e até cultural. É necessário encontrar soluções que contribuam para manter a coesão e a solidariedade entre gerações, e não para condenar ao ostracismo aqueles que dão a maior e melhor parte das suas vidas à construção dos seus países e que, quando já não podem trabalhar, passam a ser considerados um peso social insuportável.
Especialistas de países como Espanha, França, Grécia, Reino Unido e Portugal, vão participar neste colóquio. Queremos conhecer melhor a situação de países com situação económica e social semelhante à nossa, em que a problemática das reformas está na ordem do dia, como é o caso da Grécia e da Espanha, queremos avaliar as transformações em curso no âmbito dos sistemas de reformas, como é o caso da França, e queremos conhecer sistemas diferentes do nosso, como acontece na Grã-Bretanha.