Como foi a conferência APRe! em Santarém, “A EUROPA ENTRE OS PROJECTOS E AS MEMÓRIAS”

Conforme divulgado, por iniciativa da APRe! em parceria com a Fundação Passsos Canavarro, realizou-se no passado dia 9 de Abril em Santarém, na Casa Museu da Fundação uma Conferência subordinada ao tema “A EUROPA ENTRE OS PROJECTOS E AS MEMÓRIAS”.

Foram oradores na Conferência:

• Professor Adriano Moreira
  • Maria do Rosário Gama
  • Fernando Martins

Usou igualmente da palavra António Passos Canavarro, tendo a sessão sido moderada por Carlos Alberto.

A Casa Museu, espaço lindíssimo cheio de história e património, registou casa cheia.

Os oradores abordaram diversos temas ligados aos direitos dos aposentados, pensionistas e reformados, a internacionalização da APRe! e a sua adesão à plataforma AGE (AGE Platform), organização da União Europeia com sede em Bruxelas, que congrega mais de 150 organizações de cidadãos europeus e é a voz que defende directamente mais de 40 milhões de cidadãos seniores da União Europeia.

O Prof. Adriano Moreira dentro do tema da conferência “A EUROPA ENTRE OS PROJECTOS E AS MEMÓRIAS”, abordou muitos assuntos que lhe são caros, entre eles a Educação e Investigação Científica, a Plataforma Continental, a comunidade dos países Lusófonos CPLP, a falta de um conceito estratégico para o país e para Europa. O Professor mereceu integral concordância por parte dos presentes nas opiniões que manifestou sobre o tema em debate.

Seguiu-se um debate vivo aonde foram colocadas várias questões aos intervenientes na Conferência, que foram cabalmente respondidas pelo intervenientes, sendo de realçar a forma clara como o Professor Adriano Moreira respondeu às questões que lhe foram colocadas, as quais mereceram sempre aceitação clara dos presentes.

A Comissão Instaladora da Região do Oeste da APRe!, na qualidade de Organizadora deste evento, pretende publicamente agradecer a todos os presentes, ao Sr. Prof.Doutor Adriano Moreira ter aceite o convite da APRe!, à Direcção da APRe! pela sua participação e empenhamento nas acções da Região Oeste, a colaboração da Câmara Municipal de Santarém que assegurou o transporte do Professor Adriano Moreira para a conferência, à Fundação Passos Canavaro a parceria com a APRe!, e o ter cedido a Casa Museu para a realização deste evento.

É de inteira justiça deixar uma palavra de grande apreço pelo seu empenhamento á Dinamizadora do Núcleo e membro da Comissão Instaladora, Graça Morgadinho

Por fim é de referir o mérito dos associados dos Núcleos de Santarém, Cartaxo, Almeirim, Alpiarça na divulgação e mobilização para esta Conferência, que contribuíram de forma decisiva para que esta Conferência fosse realizada com inteiro sucesso.

VIVA A APRe!

A Comissão Instaladora da Região do Oeste da APRe!