Como foi a conferência debate em Torres Vedras, sobre o Estado Social e o Direito à Reforma,

Realizou-se no passado dia 28/01/2015 pelas 15H30, na Tuna Torrense em Torres Vedras, a Conferência APRe! subordinada ao tema o Estado Social e o Direito á Reforma.
A mesa foi composta pela S.ra Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, D.ra Ana Humbelino, pela D.ra Raquel Varela, investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Internacional de História Social, pela Presidente da APRe! D.ra Maria do Rosário Gama, pelo Vice Presidente da APRe! Fernando Martins, por Américo Correia membro da Direcção da APRe!, por Lucilina Sobreiro, Presidente da Tuna Torrense e Membro da Comissão Instaladora da Região do Oeste e por Carlos Alberto Coordenador da Comissão Instaladora da Região do Oeste da APRe!. Por motivo de  doença, não pode participar na conferência o Dr. José Augusto de Carvalho, que estava previsto como um dos oradores a quem endereçamos votos de rápidas melhoras.
A conferência contou com a participação de largas dezenas de pessoas interessadas no tema em debate, foi aberta por Lucilina Sobreiro que efectuou os agradecimentos ás autoridades locais e aos oradores presentes, efectuando a apresentação dos membros da mesa, realçando a importância do tema da Conferência, dando de seguida a palavra a Carlos Alberto na qualidade de Moderador.
Foram efectuados os agradecimentos à Tuna Torrense na pessoa da sua Presidente pela cedência da sala e agradecimentos aos restantes membros da Comissão Instaladora, pelo seu empenhamento na realização da Conferencia, com especial destaque para Lucilina Sobreiro.
Foi aberta a conferência dando a palavra aos oradores intervenientes, os quais abordaram o tema em debate, demonstrando a sua importância e actualidade.
A D.ra Ana Humbelino referiu a importância do associativismo, nomeadamente do papel da APRe!, agradecendo o convite para estar presente. Cumpre-nos salientar, que a Comissão Instaladora da Região do Oeste da APRe!, é que se sente honrada e gratificada com a sua presença na conferência.
A intervenção da D.ra Raquel Varela, demonstrou a sustentabilidade da Segurança Social, clarificando diversos números no que diz respeito à relação entre activos e passivos na Segurança Social. Foi claramente afirmado pela D.ra Raquel Varela, que um dos principais problemas sociais do país e da Segurança Social é o desemprego.
Após a Intervenção da D.ra Raquel Varela, abriu-se um período de debate, o qual foi vivamente participado pelos presentes.
A Presidente da APRe! e o Vice Presidente da APRe! encerraram a conferência abordando temática diversa sobre os Seniores, manifestando a importância da APRe! crescer em número de associados, condição indispensável para ter assento no Conselho Económico e Social, com o objectivo de prosseguir na defesa dos Direitos dos Aposentados Pensionistas e Reformados e contribuir como parceiro social na definição das politicas públicas.
A terminar a conferência, foi endereçado o convite aos presentes que ainda não fossem associados da APRe!, que formalizassem a sua inscrição o que foi efectuado por diversos dos presentes.
Como conclusão, deixamos um forte agradecimento a todos os Aposentados, Pensionistas e Reformados, assim como ao público em geral pela sua participação nesta conferência promovida pela APRe!.
Salientamos a excelente participação de todos os oradores intervenientes, para os quais deixamos um forte aplauso e agradecimento.
Julgamos não restar qualquer duvida de que esta conferência da APRe! se saldou por um sucesso.
A Comissão Instaladora da Região do Oeste da APRe!.