Como foi a conferência/debate, “Preocupações, Angústias e Medos – Viver uma Velhice Apoiada”, realizada em Coimbra

Como previsto, promovido pelo Núcleo da APRe! de Coimbra realizou-se no dia 29 de Abril às 16h45m, no Pavilhão de Portugal (Parque da Cidade) a Conferência/Debate com o tema  “Preocupações, Angústias e Medos – Viver uma Velhice Apoiada”, encerrado pela actuação do Coro APRe! Coimbra.

Conferencistas: José Manuel Silva – Bastonário Ordem dos Médicos e Margarida Pedroso Lima – Faculdade de Psicologia.
Moderadora: Ângela Dias Silva – Dirigente da APRe!

Alguns registos importantes:

– “O nosso Serviço Nacional de Saúde foi o melhor do mundo, pela sua universalidade, pela acessibilidade e por ser o menos dispendioso (per capita)!“.

– “Se os cidadãos e as organizações da sociedade civil não se mobilizam, elas não contam para os governos!“.

– “Falta cultura de cidadania em Portugal. A sociedade civil é quem pode forçar a mudança“.

– “Na Saúde, estamos a caminhar para um Serviço diferenciado: um para ricos e outro para pobres“.

– “As pessoas reformadas e aposentadas terão de se organizar e desenvolver iniciativas de apoio social“.

– “A velhice é uma construção social. Os medos não são específicos dos mais velhos“.

– “Em Portugal, os medos dos mais velhos são os medos dos mais desprotegidos, dos mais frágeis. A maior parte dos reformados não beneficiou dos bens sociais de que beneficiou uma parte minoritária dos cidadãos, como, por exemplo, a instrução, a educação e o acesso a melhores salários“.

Núcleo Apre! Coimbra