Como foi a conferência/debate subordinada ao Tema: “Os Governo(s) A Europa e as Pensões”, nas Caldas da Rainha

Realizou-se no passado dia 15 de Junho na Cidade das Caldas da Rainha, a Conferência APRe! subordinada ao tema “O(s ) Governo(s), a Europa e as Pensões“.

Começámos por agradecer e dar as boas vindas aos presentes, agradecendo a presença das entidades convidadas.
Agradecer também á rádio Litoral Oeste e á Mais Oeste Rádio, pelo espaço que nos concederam nas suas antenas.
Agradecer aos jornais Gazeta das Caldas e Jornal das Caldas pela divulgação do evento.
Agradecer á Câmara Municipal na pessoa do seu Presidente, a cedência do Auditório.
Agradecer aos oradores intervenientes na sessão, aos associados APRe! das Caldas da Rainha e a todos os outros intervenientes, o seu empenho que contribui para o sucesso da realização da Conferencia.

Após os agradecimentos, foi dado início à Conferência que teve a presença na assistência de largas dezenas de pessoas, tendo usado da palavra na reunião na qualidade de oradores:

Raquel Varela – Historiadora, Investigadora do Instituto de Historia Contemporânea

Maria do Rosário Gama – Presidente da APRe!

A conferência foi moderada pelo Coordenador da Comissão Instaladora da Região do Oeste da APRe!, Carlos Alberto.

Raquel Varela abordou diversos assuntos ligados aos temas em debate, os quais mereceram a concordância geral, entre eles afirmou que:

• Não há nenhum problema de envelhecimento em Portugal da população. Envelhecer é uma conquista civilizacional.
  • A Segurança Social depende do emprego, dos salários e da produtividade. Não depende da demografia hoje nem dependerá nas próximas décadas.
  • Ser velho não é um problema. Ser velho e ter trabalhado a vida toda, ver filhos desempregados ou a emigrar, com baixos salários que não conseguem descontar para pagar as reformas de quem já descontou, isso sim é um problema de uma gravidade enorme.
  • Ser velho e pobre, velho e sozinho, isso sim é um problema. Ser velho e a viver num país que remunera títulos da dívida pública a 5% para salvar negócios falidos de uma minoria que vive à conta do Estado, isso sim é insustentável.

Maria do Rosário Gama, na sua intervenção entre outros assuntos abordou a questão da TSU, tendo afirmado que a APRe! está totalmente em desacordo com alterações na TSU, considerando que a TSU é massa salarial ou salário diferido, que o dinheiro da Segurança Social é dos trabalhadores e dos que já trabalharam e não dos Governos.

Falando sobre a Grécia, Maria do Rosário Gama referiu também que o Syriza não verga em nome dos valores. Os credores exigem cortes nas pensões mais baixas (?!!!), e Tsipras não cede. Apresentou alternativas, nomeadamente, cortes na Defesa e os credores não cedem!

Os governantes e os líderes podem não ser solidários, mas o povo anónimo é solidário. O Syriza terá o reconhecimento de todos os europeus sujeitos à austeridade da troika. Força Syriza, não cedas.

Seguiu-se um período de debate, em que intervieram diversas pessoas que manifestaram de um modo geral o seu acordo com as intervenções dos oradores, acrescentando com as suas opiniões diversos elementos aos temas em debate

Foi conclusão da Conferência, a necessidade de Fóruns Seniores que analisem e debatam diversos temas relacionados com o País e com os direitos dos Aposentados Pensionistas e Reformados.

Foi igualmente conclusão da Conferência, a necessidade de existirem novas politicas que promovam o emprego e melhorem a distribuição da riqueza.

Ficou também dito na Conferência, que embora a APRe! não dê qualquer indicação de voto, os milhões de reformados devem votar em consciência, não se esquecendo das politicas e dos políticos que os têm afectado.

Por fim foi feito um apelo aos presentes para se associarem na APRe!, pois juntos seremos mais fortes na defesa dos nossos direitos .

A terminar, foi comunicado que a APRe! vai realizar uma Sessão de Apresentação em Rio Maior no próximo dia 22 de Junho, 2ª feira, pelas 15h30min, na Biblioteca Municipal na qual contaremos com a presença da nossa Presidente Maria do Rosário Gama.

A Comissão Instaladora da Região do Oeste da APRe!