COMO FOI O DEBATE “PENSÕES: QUE PRESENTE? QUE FUTURO?”, INTEGRADO NO 2º ANIVERSÁRIO DO NÚCLEO DE GAIA DA APRe!

Na tarde do dia 29 de Setembro de 2015, cerca de 50 participantes quase encheram o Salão Nobre da Casa-Museu Teixeira Lopes, em Gaia, para assinalarem o 2º Aniversário do Núcleo local.
Pelo seu coordenador, foi feito um breve historial do que foi este segundo ano de vida do Núcleo, tendo sido salientada – sobretudo – a realização de três grandes debates sobre temas como a “Sustentabilidade da Segurança Social”, o “Orçamento de Estado para 2015” e a “Reforma do IRS”, respectivamente com a participação de António Lopes Dias, Raquel Varela e Domingues de Azevedo (Bastonário da OTOC).
De seguida, a Presidente Nacional da APRe!, Maria do Rosário Gama, deu a conhecer as principais questões do Caderno Reivindicativo da Associação, bem como as respostas dadas ao questionário a ele relacionado pelas diversas candidaturas às eleições de 4 de Outubro próximo.
Do debate que se seguiu, ficaram ainda muitas dúvidas e incertezas quanto a novos cortes nas atuais pensões, quanto ao plafonamento das contribuições para a Segurança Social, bem como quanto à redução da TSU de empresas e trabalhadores, medidas que poderão pôr em risco a própria sustentabilidade da Segurança Social e, consequentemente, as pensões futuras!
Alguns dos intervenientes sugeriram mesmo outras acções de luta e campos de intervenção para a APRe!, considerando que, ganhe quem ganhar as próximas eleições, poderão persistir alguns dos atuais problemas com que se defrontam os aposentados, pensionistas, reformados e suas famílias!
Este evento foi animado, também, com três leituras declamadas pelos amigos da APRe! Eduardo Roseira e Lurdes dos Anjos e coberto pelos jornais locais “Audiência” e “Gaiense”, a quem também muito se agradece.
Por fim, foram ainda feitas mais algumas inscrições de novos associados na APRe!.

Adicionalmente damos conta das notícias que os jornais “O Gaiense” e AUDIÊNCIA publicou sobre a reunião.