Como foram as Assembleias Geral Ordinária e Extraordinária da APRe! de 30 de Novembro de 2016

De acordo com a convocatória do Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APRe!, realizaram-se no passado dia 30 de Novembro de 2016, nas instalações da Associação Cristã da Mocidade (ACM) em Coimbra, a Assembleia Geral Ordinária da APRe!, destinada a apreciar e deliberar sobre o Plano de Actividades e Orçamento para 2017, e a Assembleia Geral Extraordinária da APRe!, destinada a apreciar e deliberar sobre o Caderno Reivindicativo 2016/2017, proposto pela Direcção da APRe!.

O Plano de Actividades para o ano de 2017 foi apresentado pela Presidente da APRe! Rosário Gama, tendo dado entrada na Mesa da Assembleia Geral propostas de alteração e de aditamento ao plano.

O Orçamento para 2017 foi apresentado pelo Tesoureiro da APRe! Américo da Cruz Correia, que fez uma breve descrição das receitas e despesas previstas para o ano de 2017.

De seguida o Presidente do Conselho Fiscal da APRe! António Augusto Correia, leu o parecer do Conselho Fiscal ao Plano de Actividades e ao Orçamento para 2017, recomendando a sua aprovação pela Assembleia Geral.

Após a discussão e aprovação/rejeição das propostas de alteração e de aditamento ao plano de Actividades e Orçamento propostas pelos associados proponentes, foi votado e Plano de Actividades e o Orçamento para o ano de 2017, tendo o mesmo sido aprovado por unanimidade pelos associados presentes na sala.

Seguiu-se a Assembleia Geral Extraordinária da APRe!, destinada a apreciar e deliberar sobre o Caderno Reivindicativo 2016/2017 proposto pela Direcção da APRe!. No início da Assembleia, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral Henrique Rodrigues, esclareceu que era da competência da Direcção da APRe!, a elaboração e aprovação do Caderno Reivindicativo da APRe!, tendo a Direcção decidido pela sua discussão e aprovação em Assembleia Geral de Associados.

Após a discussão e aprovação/rejeição das propostas de alteração e de aditamento ao Caderno Reivindicativo propostas pelos associados proponentes, foi votado e aprovado o Caderno Reivindicativo da APRe!.

É igualmente de referir que o almoço servido nas instalações do ACM, local aonde decorreram as assembleias, no qual participaram muitos dos associados presentes nas assembleias, serviu para troca de opiniões sobre os assuntos em debate e para um salutar convivío entre os associados APRe! dos diferentes pontos do País.

Nas Assembleias que contaram com elevado número de associados da APRe!, foi referido por diversos associados, que tinha sido naquela mesma sala que se tinha realizada a primeira reunião de aposentados, pensionistas e reformados em 22 de Outubro de 2012, em resposta aos cortes nas pensões de reforma, inscritos na proposta de Orçamento de Estado para 2013, tendo nessa reunião sido constituída a Comissão Instaladora que escreveu os Estatutos e Regulamentos da APRe!, sendo igualmente referido pelos associados que nos quatro anos de vida da nossa Associação, esta tinha assumido um papel importante e relevante na sociedade portuguesa, na representação dos aposentados, pensionistas e reformados.

Por uma APRe! viva e participativa. Viva a APRe!

Jorge Fernandes
Associado APRe! nº 1775