Como foram as comemorações do 4º aniversário da APRe!, em Vila Nova de Famalicão

As comemorações do 4.º aniversário, da APRe! – Associação dos Aposentados, Pensionistas e Reformados, que decorreram no passado dia 22 de Outubro, em vila Nova de Famalicão, numa organização do Núcleo APRe! local com a colaboração da Delegação da APRe! do Norte, começaram com a inauguração da sede local do Núcleo APRe!, situada no Espaço Associativo, Rua da Estação, n.º 242, espaço cedido graciosamente pela Câmara Municipal, pelo que, na sua inauguração, tivemos o prazer de contar com a presença do Senhor Vereador do Associativismo, Mário Passos, bem como da Presidente da APRe!, Rosário Gama. Nas suas alocuções, ambos falaram da importância que o grupo social dos mais velhos, que pela sua dimensão, tem na sociedade portuguesa e no contexto europeu. Assim sendo há novos desafios e responsabilidades que se colocam a este grupo, para poderem ter uma qualidade de vida adequada e uma participação activa na vida pública da comunidade, daí a urgência de os serviços públicos e as instituições/associações trabalharem em conjunto para a mesma causa, a exemplo da autarquia de Vila Nova de Famalicão.

Após a inauguração da sede do Núcleo, decorreu o almoço na Escola D. Sancho I, servido pelos alunos do Curso Profissional de Restauração da Escola Secundária D. Sancho I. Foi um momento de grande e são convívio entre os mais de cinquenta associados e amigos da APRe! presentes, mas também com os jovens, futuros profissionais de hotelaria. Um verdadeiro encontro intergeracional. Rosário Gama, numas breves palavras que dirigiu aos presentes, congratulando-se pela aprovação na A.R. no dia anteiror do projecto lei sobre proposta de integração de dois representantes dos Aposentados, Pensionistas e Reformados no Conselho Económico e Social. Também falou da posição política da APRe! relativamente pontos essenciais para a vida dos aposentados, pensionistas e reformados, a saber: fim imediato e completo da CES para todas as pensões de regime contributivo; descongelamento das pensões e recuperação do seu poder de compra; complemento solidário para idosos (CSI); taxas diferenciadas em IRS para os reformados com familiares a seu cargo e subsídio de Natal ou 13ª mês, entre outros. Por fim referiu a necessidade do combate ao idadismo, pois a discriminação aos idosos, em diferentes patamares institucionais e sociais é notória pelo que esse comportamento deve ser reprovado com determinação.

Durante parte da tarde, foi feita a apresentação do livro “OS SONHOS NÃO TÊM RUGAS”, por duas das autoras Maria do Rosário Gama e Ângela Dias da Silva, no auditório do Centro de Estudos Camilianos.

A finalizar o dia comemorativo do 4º aniversário da APRe!, foi efectuada uma visita guiada à Casa de Camilo, o que nos permitiu desfrutar momentos únicos de conhecimento sobre Camilo Castelo Branco e Ana Plácido, devido à qualidade única do profissional que nos orientou a visita o Senhor Reinaldo Ferreira. Foi uma verdadeira lição de História.

Tal como disse o associado APRe! Aristides Pereira: A jornada do dia 22 foi memorável. Após quatro anos de grandes lutas e grandes eventos, a APRe! está de parabéns e que esta pujança fortifique e se transmita a outras zonas e núcleos.

Viva a APRe!

Notícia elaborada a partir de um texto da Delegada do Norte da APRe!, Elisabete Moreira.