Complemento Solidario para Idosos

1

O Complemento Solidário para Idosos foi o tema do “Contas Poupança” de hoje da SIC Notícias. Fernando Martins, Presidente da Direcção da APRe! foi o convidado do programa que, entre outras abordagens de relevo, referiu:
” Em 2006,quando o CSI foi criado, tinha um objectivo: era o combate à pobreza. Esse combate à pobreza visava, essencialmente, atribuir aos idosos de baixas pensões um complemento que lhes permitisse serem autónomos e independentes financeiramente”.
E acrescenta: ” o ano passado a nossa Associação foi recebida por uma comissão da OCDE em Lisboa, onde manifestámos um conjunto de preocupações relativamente às baixas pensões, ao CSI, ao Complemento por Dependência, a tudo o que tinha a ver com pensões. Curiosamente, já este ano, foi entregue ao Governo português o relatório da OCDE que, em relação ao CSI, recomenda a exclusão dos rendimentos dos filhos para cálculo ou para atribuição ou não do CSI”.
Relativamente à morosidade da Segurança Social sobre as respostas quer relativamente à atribuição de pensões, quer relativamente a complementos sociais, Fernando Martins lamenta e diz que não é digno que se coloquem as pessoas nessa situação.

Ver mais aqui: sicnoticias contaspoupanca Complemento-Solidario-para-Idosos