ASSOCIAÇÃO DEPENSIONISTAS, REFORMADOS E APOSENTADOS
(APRe!)
COMUNICADO
A Associação APRe! acompanhou, no espaço público, a sétima avaliaçãoda TROIKA ao programa de assistência financeira. Os resultados acabados deanunciar pela equipa política do Ministério da Finanças são decepcionantes.Assim, cumpre-nos levar ao conhecimento dos nossos Associados e da sociedade emgeral, o seguinte:
1. Os principaisindicadores macroeconómicos, em 2013, vão agravar-se, atingindo valores nuncaantes alcançados, prevendo-se as seguintes percentagens:
i)  Quebra do PIB de 2,3%;
ii)Taxa de desemprego de 18,2%;
iii)Dívida pública de 124%;
iv)Défice orçamental de 5,5%.
2. Não obstante os mausresultados, continua o cenário dos cortes nas funções sociais do Estado que, maisuma vez se escondeu a sua especificação. Logo, permanece uma visão políticaretrógrada de quem nos governa e queabusivamente oferece aos credores, como caução, o empobrecimento dospensionistas e dos funcionários públicos, aniquilando os pobres e destruindo aclasse média.
3. Mais uma vez seconfirmou que a politica de cortes de despesas públicas, com quebras derendimento das pessoas, agrava seriamente a situação económica e financeira dePortugal. Esta politica está a tornar-se perigosa para a soberania nacional.
Semprejuízo, em tempo oportuno, de uma análise cuidadosa das medidas a anunciar peloGoverno e dos respectivos efeitos, a APRe! reage, desde já, com a firmezaserena de quem luta por uma causa social justa.
ADirecção saúda todos os pensionistas e reformados de Portugal e exorta-os amanterem a serenidade pessoal e a confiança na nossa actuação.
Unidosseremos mais do que os milhões que somos, seremos uma força a ter em conta comoparceiro social, como interlocutor indispensável num regime democrático e numEstado de direito.

APresidente da APRe!
Mariado Rosário Gama