Conferência de Riga

0

Conferência 

“The situation of Pensoniers in some European Countries” 


Na sequência da sua presença em Bruxelas em 19 de Fevereiro, pp, a Presidente e o Vice-Presidente da APRe! foram convidados pelo eurodeputado Alfreds Rubiks a participar nesta Conferência no dia 4 de Abril em Riga, Letónia, com representantes de Associações de Reformados da Letónia, Irlanda do Norte, Grécia, Portugal e República Checa. Os diversos participantes apresentaram a situação dos seus países quanto às reformas e à protecção social dos idosos. Foi denunciada a desigualdade que se verifica nos diferentes países europeus no que respeita às reformas. Foi realçada a necessidade de protecção aos idosos dada a sua vulnerabilidade e um tratamento mais justo, solidário e menos desigual. No final da Conferência foi aprovada uma resolução conjunta a enviar à Comissão Europeia que, divulgamos.
*** / ***

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL  
“Sobre a situação dos pensionistas em algunsEstados-membros da União Europeia”
Riga 4 de Abril

Resolução  
Deputados do Parlamento Europeuda Letónia e da República Checa, dirigentes e representantes de organizações depensionistas da Letónia, Grécia, Portugal e Irlanda, participaram numaconferência internacional sobre “A Situação dos Pensionistas em AlgunsEstados-Membros da União Europeia”, organizada pelo deputado da Letónia noParlamento Europeu, Alfreds Rubiks.
Os participantes na conferênciapartilharam as suas experiências e discutiram a melhoria das garantias sociaisdos pensionistas nos Estados-Membros da EU em que predomina um baixo nível dequalidade de vida dos pensionistas.
Tendo discutido a situação dospensionistas em alguns dos Estados-Membros Da União Europeia, os participantesconcluíram que o nível das pensões e garantias sociais é substancialmentedistinto nos diversos Estados-Membros. Na maior parte dos casos, a situaçãofinanceira dos seniores não lhes permite garantir os seus direitos a habitação,alimentação e serviços médicos. Alguns dos Estados-Membros não ratificaramainda a Carta Social que prevê garantias sociais para os seniores.
Os participantes na conferênciachamam a atenção das instituições da UE para o facto de  algumas das disposições das directivas da UE agravarem,frequentemente, a situação dos mais velhos nos novos Estados-Membros.
Considerando o aprofundamento daintegração europeia, os participantes na conferência consideram que é necessárioencontrar soluções que permitam estabelecer um nível mínimo de garantias sociais,igual em todos os Estados-Membros da EU, uma maior responsabilidade dosEstados-Membros e uma maior qualidade de vida para os seniores , emconformidade com as leis internacionais.
Pela conferência,
Alfreds Rubiks,deputado do Parlamento Europeu

*** / / ***

Vídeo da Conferência de Riga
A Intervenção da Apre! verifica-se depois de decorrida 01h10m e tem uma duração de 35 Minutos.