Conferência “Segurança Social em Democracia – O Futuro das Pensões”

23

Realizou-se no passado dia 13 a Conferência “Segurança Social em Democracia – O Futuro das Pensões” organizada pela Delegação de Lisboa com o apoio da Direcção da APRe!.
Os trabalhos foram iniciados por Vitor Ferreira da Silva, na qualidade de Delegado de Lisboa, referindo a importância do tema nesta altura da vida política portuguesa, explicando a ausência do Dr. Pacheco Pereira e agradecendo a todos a presença.

Fernando Martins, Presidente da APRe!, na sua intervenção realça que continua a ser oportuno falar das pensões e, sobretudo, debater as questões que definirão o futuro das pensões e da Segurança Social em democracia.

Aproveitou para agradecer à Delegação de Lisboa e aos associados que estiveram envolvidos o empenho na organização deste evento.

O Dr. José Luís Albuquerque, ao longo da sua palestra, explicou que, em seu entendimento, este tema deve ser abordado em diversas perspectivas, mais precisamente, sobre “o que sabemos, o que devíamos saber, o que explicamos mal e o que devíamos discutir melhor”.

O Prof. José Castro Caldas iniciou a abordagem do tema com o que mais conta no financiamento da Segurança Social, para que serve a SS, a leitura que deve fazer-se do FEFSS e a importância do trabalho e do emprego na capacidade financeira da Segurança Social.

Seguiu-se um debate moderado por Betâmio de Almeida entre a mesa e o público que encheu o auditório, sendo possível esclarecer alguns pontos de vista, dúvidas e questões pertinentes.