Covid-19. “Não sofra em silêncio”: as várias linhas de apoio psicológico em altura de pandemia (lista em permanente atualização)

Embora a  lista de linhas de apoio seja de Abril de 2020, é importante a sua divulgação face ao contexto actual.

Helena Bento – Jornalista

O Expresso fez um levantamento das linhas de apoio psicológico e outras iniciativas na área da saúde mental. Criadas por todo o país por instituições públicas e sociedade civil, estão disponíveis para ouvir, esclarecer e ajudar a fazer frente à covid-19 e às suas consequência.

O título deste guia vem de uma iniciativa criada pela Câmara da Lousã, distrito de Coimbra, que disponibilizou uma linha de apoio psicológico no âmbito da covid-19. Felizmente, não é caso único: são vários os hospitais, associações, autarquias e universidades que disponibilizaram linhas telefónicas ou criaram plataformas de apoio psicológico e psiquiátrico.

Se for um doente infetado com covid-19, familiar, parte do grupo de risco, profissional de saúde, criança ou adolescente, ou esteja simplesmente com dificuldades em cumprir o isolamento social necessário nesta fase, na lista abaixo pode encontrar um número de telefone com um psicólogo do outro lado com quem poderá conversar. Porque nesta altura a saúde mental também é uma prioridade.

Governo e Ordem dos Psicólogos
A linha está disponível desde o dia 1 de abril e dirige-se à população em geral. Conta com 63 psicólogos e pretende dar resposta a situações de “ansiedade, angústia e medo”, bem como “reforçar o sentimento de segurança da população e dos cuidadores”. O serviço resulta de uma parceria entre os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Contacto: 808 24 24 24.

SOS Voz Amiga
A linha de apoio SOS Voz Amiga não foi criada agora, antes pelo contrário. Trata-se de mais antiga linha telefónica de prevenção do suicídio em Portugal. É disponibilizada ajuda a “todos aqueles que se encontram em situações de sofrimento causadas pela solidão, ansiedade, depressão ou risco de suicídio”. As chamadas são anónimas.
Contacto: 213 544 545 | 912 802 669 | 963 524 660
Horário: todos os dias das 16h00 às 24h00

Sociedade Portuguesa de Psicanálise
A funcionar desde o dia 25 de março, a linha de apoio psicológico da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (gratuita, confidencial e com cobertura nacional) dirige-se à população mas também aos profissionais de saúde. A ideia, conforme explicou a presidente à Lusa, Luísa Branco Vicente, é “ouvir, conter, devolver, para tranquilizar as pessoas”, que estão “muito aflitas e ansiosas com a situação que estamos a viver”. Disponíveis para ouvi-las estão cerca de 60 psicólogos, psicanalistas, psiquiatras e pedopsiquiatras.
Contacto: 300 051 920
Horário: dias úteis das 8h00 às 24h00

Ver a Listagem completa aqui: https://expresso.pt/coronavirus/2020-04-03-Covid-19.-Nao-sofra-em-silencio-as-varias-linhas-de-apoio-psicologico-em-altura-de-pandemia–lista-em-permanente-atualizacao