Dia Europeu da Solidariedade entre gerações, 29 de abril de 2018 (AGE – Platform Europe – Comunicado de Imprensa)

Bruxelas, 25 de abril de 2018

Dia Europeu da Solidariedade entre gerações, 29 de abril de 2018

É necessário mais diálogo e participação intergeracional

Há dez anos, a Presidência eslovena do Conselho propôs declarar 29 de abril como o Dia Europeu da Solidariedade entre gerações. A proposta baseou-se numa sugestão da Plataforma AGE e do Fórum Europeu da Juventude. O primeiro Dia foi oficialmente lançado a 29 de abril de 2009. Dentro de poucas semanas, a Comissão Europeia publicará o Relatório de Envelhecimento de 2018 e o Relatório de Adequação das Pensões em 2018. Ambos os relatórios destacam as escolhas difíceis que ainda temos pela frente nas nossas sociedades para garantir a equidade entre gerações.

Numa altura em que os líderes europeus estão a repensar o futuro da Europa, precisamos de envolver todas as gerações no debate democrático e na formulação de políticas e promover a diversidade etária em todas as áreas da sociedade. Envolvimento, participação e interações são pré-requisitos essenciais para construir sociedades verdadeiramente amigas do idoso.

“É extremamente importante celebrar a solidariedade entre gerações, sobre a qual se baseiam as sociedades europeias”, disse Anne-Sophie Parent, Secretária-Geral da AGE Platform Europe.

As pessoas mais velhas contribuíram para os sistemas de proteção social ao longo de suas vidas e continuam a dar grandes contribuições para as suas comunidades. O seu papel na sociedade deve ser reconhecido, e temos de fazer mais para prevenir a pobreza na velhice e a exclusão social, e para resolver o fosso da reforma de género. Ao mesmo tempo, a geração atual de jovens enfrenta muitos desafios, desde a precariedade do trabalho e o difícil acesso à proteção social até dificuldades para conciliar o trabalho com a vida privada. Atualmente, a sociedade europeia precisa de mais investimentos em formação e educação, melhores serviços de cuidados infantis e de longa duração, bem como vontade política para atualizar sistemas de proteção social que não penalizem os jovens.

Para atingir este equilíbrio, precisamos de criar estruturas onde as gerações possam conversar entre si e compreender os desafios de cada uma, encontrando  soluções  que sejam justas para todos. Anne-Sophie Parent falou sobre um evento organizado em 24 de abril de 2018 por um membro da AGE, Sindicato dos Idosos (ESU) e o Escritório da IDEA Internacional para a União Europeia sobre ‘Envolvimento de Gerações no Diálogo para a Democracia’.

“O caminho dos jovens para a independência e autonomia tornou-se cada vez mais difícil. Muitos jovens acham difícil planear o seu futuro. Isso é resultado da insegurança no mercado de trabalho, transições mais longas da escola para o trabalho e sistemas de assistência social não compatíveis com a realidade dos jovens de hoje.

” Se não fizermos melhor, corremos o risco de aumentar as desigualdades nas sociedades europeias e entre gerações “, afirma Anna Widegren, Secretária-Geral do Fórum Europeu da Juventude. “Uma Europa mais social e sustentável é aquela em que os sistemas de previdência social se baseiam na solidariedade intergeracional; mais recursos são investidos em melhores sistemas de atendimento para garantir o equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar e preparar as mudanças demográficas. Por outras palavras, uma Europa mais social deve assegurar que os idosos, tanto quanto os jovens, possam confiar no seu presente e futuro. “

Em 21 de junho de 2018, a AGE e o Fórum Europeu da Juventude irão apoiar uma reunião do Intergrupo do Parlamento Europeu sobre Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações no respeitante ao Relatório sobre o Envelhecimento de 2018 e a justiça intergeracional.

“A ‘Silver Economy’, da Europa, só pode ser um sucesso com um papel forte para os nossos jovens. A sua contribuição oferece-nos um mundo de solidariedade na era digital, combinando participação plena e atendimento de alta qualidade com a necessidade dos Europeus “, disse Lambert Van Nistelrooij, Copresidente do Subgrupo Intergrupo Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações.

AGE Platform Europe
Avenue de Tervuren 168/2, 1150 Brussels