E assim nasceu a APRe!- Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados

Há 5 anos atrás, iniciámos a história comum da APRe!, num encontro resultado de um anúncio feito na comunicação social e no “passa-palavra “. Não sabia quantas pessoas responderiam a esse convite, nem que tipo de sala serviria para receber os participantes. Sei que ao chegar ao local escolhido, o ACM, na Rua Alexandre Herculano , via gente a vir de diferentes direcções, a dirigir-se para essas instalações. 100 pessoas? Não! 200? Não! …500 foram as que assinaram a folha de presença!!! Não couberam na sala, estavam no átrio à entrada da sala, na escadaria que conduz ao piso, no átrio à entrada do edifício. Estava dado o sinal de que havia “pernas para andar”. Com quem? Quem quer colaborar? perguntava eu. Estou disponivel disse o Pedro, eu também disse o Fernando e a Teresa, a Eduarda, a Manuela, o Abilio ( que já não está entre nós ), a Ilda, a Maria João, o Zé Vieira, o Henrique, a Aida e tantos e tantas que se disponibilizaram para avançar com esta Associação. Logo ali foi aceite a proposta que levava para o nome, APRe!. Era o acrónimo certo pois continha as iniciais dos nomes que queríamos que estivessem presentes, para anunciar a transversalidade da Associação (Aposentados, Pensionistas e Reformados), além de que a palavra “apre”seguida do ponto de exclamação traduzia, na perfeição a mensagem que queríamos e queremos transmitir: Basta! Não somos descartáveis, juntos temos mais força! Temos uma palavra a dizer naquilo que nos diz respeito! Foi este o inicio da APRe! No dia 22 de Outubro de 2012!

Maria do Rosário Gama

Associada APRe! nº1