Entrevista à vice-presidente da Comissão Europeia Se nada fizermos “idade da reforma na UE devia ser aos 70 anos”

5
O “Livro Verde do Envelhecimento” e a “Visão de Longo Prazo para as Áreas Rurais” são duas das grandes prioridades de Dubravka Šuica, a primeira vice-presidente da Comissão Europeia com o pelouro da Democracia e Demografia.

 

Dubravka Šuica vice-presidente da Comissão Europeia com o pelouro da Democracia e Demografia.

A pandemia só acelerou a necessidade de respostas ao envelhecimento da população europeia, com maior investimento nos cuidados de saúde e de longa duração. Mas também com a inevitabilidade de aumentar a participação no mercado de trabalho. Com mais mulheres, imigrantes e, quase certamente, com o aumento da idade de reforma.

Por outro lado, há que cuidar das áreas rurais, muitas delas duplamente afetadas pela desertificação e empobrecimento. A pandemia aumentou a procura por estes lugares mais protegidos. Mas há que criar condições para que, sobretudo os mais novos, fiquem ou regressem e que ali possam trabalhar e viver, com a família.

A vice-presidente da Comissão Europeia, a croata Dubravka Šuica, fez uma visita (virtual) a Portugal e falou com a Renascença

 

Ler toda a entrevista aqui: https://rr.sapo.pt/2021/02/16/economia/se-nada-fizermos-idade-da-reforma-na-ue-devia-ser-aos-70-anos/noticia