Envelhecer é inevitável? “Haverá tratamentos para o envelhecimento nos próximos anos”

2
Andrew Steele é um dos biogerontólogos que acredita que o envelhecimento poderá ser tratado e revertido e conta à TSF que tal será na possível na escala de vida de algumas pessoas hoje existentes.


 “É uma ideia controversa, Andrew Steele não nega. O biólogo defende, em declarações à TSF, que o percurso de vida não tem de assentar na narrativa do envelhecimento como algo de inescapável. “Não digo necessariamente que o envelhecimento seja uma doença, embora algumas pessoas o considerem, mas não importa realmente o lhe chamamos: o ponto importante é que o envelhecimento causa a maior parte dos problemas de saúde no mundo moderno. Por exemplo, ter pressão alta eleva para aproximadamente o dobro o risco de se ter um ataque cardíaco; se tivermos 80 anos, em vez de 40, esse risco é multiplicado por dez.” 
  
Há outros cientistas, conhecidos como biogerontólogos, que também pensam assim. A cada sete ou oito anos, o risco de morte duplica. Uma criança de dez anos tem em média 0,00875% de probabilidade de morrer, e, aos 65 anos, esse risco sobe para 1%. A partir dos 92 anos, o ser humano tem 20% de probabilidade de não chegar ao ano seguinte. No livro “Ageless: The New Science of Getting Older Without Getting Old”, Andrew Steele sustenta que a “cura” para a “doença” do envelhecimento é um cocktail de estratégias.

“Não acredito que haverá um único tratamento: será um portfólio de diferentes abordagens que atacam as ‘marcas’ subjacentes ao processo de envelhecimento; as mudanças celulares e moleculares fundamentais que levam ao nosso envelhecimento e que vão desde a reparação a danos do DNA e às proteínas e moléculas dentro das nossas células, às próprias células que envelhecem e apresentam um mau funcionamento, a sistemas inteiros, como o sistema imunológico, que enfraquece com a idade.” As ‘marcas’ a que Andrew Steele se refere não são doenças como o cancro, embora a doença oncológica seja provocada pelas marcas que também estão na origem do envelhecimento. É nesses fatores que os biogerontólogos fixam as esperanças.”

 

Ler mais aqui: https://www.tsf.pt/futuro/envelhecer-e-inevitavel-havera-tratamentos-para-o-envelhecimento-nos-proximos-anos