FESTIVAL DE CINEMA INTERGERACIONAL, votação Orçamento Participativo de Portugal (OPP)

O Orçamento Participativo de Portugal (OPP) “é um compromisso do Programa deste Governo e tem como objetivo construir em Portugal um projeto de participação cidadã que aproxime as pessoas da política e que promova maior ligação e integração entre territórios através de projetos de âmbito nacional” (OPP, https://opp.gov.pt/).

Assim sendo, e porque também é deliberativo, são as pessoas que apresentam as propostas de investimentos e de projetos que querem ver concretizados entre outras, na área da cultura, da ciência, da educação … Há propostas de âmbito nacional que abrangem mais do que uma região e propostas regionais que devem ter impacto em mais de um município da região.

Numa segunda fase, que já decorre, escolhe-se, através do voto, quais os que devem ser realizados. (ver calendarização e fases da OPP: https://opp.gov.pt/calendario)

Fruto de experiências anteriores nesta área, a nossa associada Celeste Raposo, da Covilhã, com um grande envolvimento nas acções da APRe! propôs–se concorrer com um projeto situado na área da Cultura com o título FESTIVAL DE CINEMA ENTRE GERAÇÕES que surge com o nº 528 (ver: https://opp.gov.pt/projetos/todos/528-festival-de-cinema-entre-geracoes ), procurando assim, enquanto cidadã, cumprir objectivos que constam do programa de acção da nossa associação.

A mesma ideia aparece no projecto regional com o nº 272 (FESTIVAL DE CINEMA INTERGERACIONAL, ver: https://opp.gov.pt/projetos/todos/272-festival-de-cinema-intergeracional ), que, além de Celeste Raposo, tem como proponentes os associados APRe! José Gama, Coimbra; Jorge Fernandes, Aveiro; José Ribeiro, Castelo Branco; Lurdes Palaio, Figueira da Foz; José Júlio, Leiria; Vítor Ferreira, José Bom e Cristina Clímaco, Lisboa; Emília Almeida, Lousã; Elisabete Moreira, Porto.

A importância da realização destes dois projectos para todos cidadãos está bem patente quando analisamos o seu texto de apresentação pois pretende-se “refletir sobre como corrigir e agir sobre a realidade dos problemas dos mais velhos, com o objetivo de promover atitudes positivas relativamente ao envelhecimento”(…). (ver projectos 528 e 272 https://opp.gov.pt/projetos/todos)

Por tudo isto apelamos à Vossa atenção consultando para tal o portal do OPP onde encontrarão toda a informação sobre estes projectos e as regras da votação.

Cada cidadão tem direito a dois votos: um voto num projecto de âmbito nacional e um voto num projecto de âmbito regional.

Vamos pois congregar todos os esforços para que associados, amigos, familiares, conhecidos, novos e velhos, possam votar no projeto nacional nº 528 ( https://opp.gov.pt/projetos/todos/528-festival-de-cinema-entre-geracoes ) e no projeto regional nº 272 ( https://opp.gov.pt/projetos/todos/272-festival-de-cinema-intergeracional ) via internet ou por sms, até 10 de setembro.

Como votar:

VOTAÇÃO VIA INTERNET

1. Entrar no portal através do link https://opp.gov.pt/.
  2. Na barra superior da janela clicar em “Projetos”
  3. Clicar em “VER” ou “VER MAIS” dentro do círculo
  4. Escrever o nº do projeto em “Pesquisa” (no caso o nº 528)
  5. Clicar em “Votar” no círculo com o nome do projeto
  6. Seguir as opções e procedimentos que vão surgindo até à confirmação do voto
  7. Repetir o processo para o projeto nº 272

VOTAÇÃO POR SMS

1. Envie um SMS grátis identificando o seu projeto preferido para o número 3838. O formato da mensagem deve ser: OPP <espaço> <número do projeto> <espaço> <Número de Identificação Civil>. O Número de Identificação Civil deverá ter 8 dígitos, devendo ser introduzido um 0 à esquerda no caso em que tenha 7, e deve incluir os dígitos de controlo, 4 dígitos adicionais no caso do Cartão de Cidadão ou 1 digito adicional no caso do Bilhete de Identidade. Não deve ser incluído qualquer espaço a separar o número do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade e os dígitos de controlo.
  2. Após a votação, deverá receber uma mensagem da OPP com a indicação da confirmação do voto.