Forum APRe!

Sejá acedeu ao convite  e se inscreveu nofórum APRe tenha em atenção:
ANTESDE INICIAR A SUA PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM APRe! LEIA POR FAVOR O TEXTO SEGUINTE
Opçõesde subscrição das mensagens
Asmensagens do Fórum podem ser recebidas directamente no mail ou acedendo àpagina Web dos Grupos do Google.
Arecepção directa tem a vantagem de permitir visualizar a mensagem pouco tempodepois de enviada, mas tem também  orisco de facilmente encher o correio. Num fórum com muitos inscritos éessencial a contenção dos seus membros; bastará que alguém entre em discussãocom outro associado para a proliferação de mensagens poder constituir um ruídode fundo que na prática vai impedir a leitura de mensagens importantes. Paraevitar esta situação o sistema permite várias opções. Por exemplo receber umaúnica mensagem por dia, com o resumo de tudo que foi publicado.
Parater acesso às mensagens que constam do resumo bastará clicar nos respectivostítulos que remetem para a página web dos Grupos do  Google. É necessário então entrar na páginados Grupos do Google para o que implica estar inscrito .
Inscriçãonos Grupos do  Google e selecção do modode recepção de mensagens  para quem jáesteja inscrito no Fórum Apre
Seainda não tem uma conta no Google
1.Se ainda não tiver uma conta  Google
2.Entre em https://groups.google.com/forum/?fromgroups#!overview
3.Clique “”Entrar” cantosuperior direito
4.Clique no botão vermelho(canto superior direito) “Sign Up ” ou “Inscrever”;
5.Introduza o seu endereço demail
6.Introduza uma senha de acesso(sugestão: use a mesma do mail acrescentando uma letra); repita a senha etranscreva os caracteres  de  segurança que aparecem, aceite as condiçõesda Google e finalmente carregue no botão “Create my account” . Pode sair .
7.Quando entrar pela primeiravez na conta Google vai ser sujeito a uma verificação, com envio de umamensagem para o seu mail.A partir dessa mensagem active a sua conta.
8.Se já tem uma conta no Google
9.Entre em https://groups.google.com/forum/?fromgroups#!overview
10.Clique em “Entrar” (cantosuperior direito)
11.Entre com o seu endereço de maile com a senha do Google
12.Seleccione “Os meus fóruns dediscussão”; deve aparecer a indicação de forumapre se estiver já inscrito nofórum
13.Clique em forumapre : aparece alista de mensagens do forumapre
14.Para alterar as definições dassuas mensagens clique  no botão a “Aminha adesão”
15.Aparece uma caixa com aindicação  “Definições de membros  de forum…”
16.Na janela abaixo seleccione aopção mais conveniente para si (por exemplo enviar resumo)
17.Clique em guardar
Apartir desse momento se optar por uma opção de resumo já poderá ler asmensagens enviadas para o seu mail de que recebeu o resumo, acedendo á paginados Grupos do Google já indicada.
Emsituações que recomendem uma actualização mais rápida-por exemplo durante apreparação de uma iniciativa da APRe! – pode mudar a sua definição de forma areceber directamente na sua caixa de correio as mensagens enviadas para o fórum.
Pordefeito o acesso às mensagens será feito através de 1 resumo diário; semantiver esta configuração e enviar uma mensagem para o fórum, só a poderávisualizar quando receber o resumo diário seguinte.
Classificaçãodas mensagens
Paraque o fórum possa ser um suporte operacional da APRe é necessário que o mesmotambém possa ser usado para comunicação entre um grupo restrito.
Suponhamos  que um grupo de associados  de Coimbra está a organizar um evento. Ofórum poderá ser uma forma expedita de acertarem entre si alguns pormenores,trocando informações; evidentemente que estas mensagens não interessam aosrestantes membros da APRE. Embora o sistema permita arrumar as mensagens portópicos, criando neste caso o tópico RESTRITO Festa Coimbra, devemos no minimiomanter a mesma designação no Assunto: Re RESTRITO  Festa Coimbra,  Re Re RESTRITO Festa Coimbra…; assimassociados de outra zona que recebam um resumo com os títulos das mensagensescusam de perder tempo com uma mensagem sem interesse.
Paraevitar que assuntos importantes fiquem perdidos no meio de assuntos decircunstancia sugerimos ainda algumas regras que permitam ao leitor seleccionar os assuntos de seu interesse.
Mensagensque contenham informações importantes devem ter essa indicação, por ex:IMPORTANTE nova legislação acesso a transportes.
Mensagensque transcrevam noticias ou artigos de imprensa devem ser assinaladas ex :INFORMAÇÃO artigo de fulano de tal.
Outrasopções
Napágina de acesso ao fórum podem ser seleccionada outras funcionalidades taiscomo o uso de filtros para as mensagens etc.
Aselecção das funcionalidades indicadas permitirá adaptar a sua colaboração aogosto de cada um.
Regrasdo fórum
Sendoum fórum com participação por convite, constituído por membros maiores evacinados, deixamos ao vosso citério os limites das intervenções.
Sóem situações muito excepcionais o responsável pelo fórum  poderá intervir (por exemplo envioindiscriminado de mensagens saturando o fórum, linguagem ou conteúdosimpróprios e repetidos…).
Esperamosque sejam os próprios membros a assinalar e corrigir qualquer conduta menosadequada.
Oresponsável pelo fórum está muito longe de ser um perito informático; dúvidassobre funcionamento do fórum ou da sua ligação ao correio electrónico poderãoprovavelmente ser melhor esclarecidas por participantes mais habilitados.Sugerimos que nesse caso o assunto da mensagem seja explícito (por exemplo.Pedido de ajuda)
Seusado de forma criteriosa este fórum pode ser uma ferramenta útil para manterinformados os associados da Apre e dinamizar o trabalho da Associação.
Visitea página inicial do grupo:
Envieum e-mail para este grupo:
forumapre@googlegroups.com