Lançar balões na passagem de ano? Não Lixes: esquece isso, acende uma vela à janela

Uma mensagem viral na net convida a soltar balões em homenagem às vítimas de covid-19. Mas o movimento Não Lixes lembra que este gesto, além de poluir, “provoca o envenenamento de animais”. Em alternativa, sugere que se acendam velas à janela

Na passagem de ano “não devemos lançar fogos-de-artifício. O que devemos fazer é lançar balões brancos e simplesmente ter um minuto de silêncio em intenção por todas as vidas que foram perdidas em 2020”.

Este é uma parte da mensagem que tem vindo a tornar-se viral na net nos últimos dias. Algumas destas publicações somam milhares de partilhas. Mas o facto de a ideia de homenagear as vítimas da covid-19 passar pelo lançamento de balões é criticada por associações ambientais. É o caso do movimento ecológico Não Lixes, que propõe uma alternativa.

É que cada balão lançado ao ar, frisam os responsáveis pelo grupo, representa mais um foco de poluição na natureza. Em vez disso, o Não Lixes sugere aos cidadãos que acendam uma vela à janela.