Lisboa é a cidade do azulejo e neste museu está toda a sua história

36

 Uma sugestão para quando reabrirem os Museus

 O azulejo é um dos maiores símbolos de Portugal, sendo Lisboa o seu expoente máximo de representação por ser o local do país onde podes ver com maior frequência todas as suas cores, padrões e desenhos, refletindo muitas vezes a história da cidade e do próprio país. E há um sítio onde podes conhecer toda a sua história, no Museu do Azulejo, claro.

 Há um sítio em Lisboa onde podes conhecer um pouco mais sobre estas pequenas peças de arte que, quando se “juntam”, são capazes de contar histórias centenárias. 

No Museu do Azulejo, facilmente vais perceber que uma só peça, apenas um quadrado isolado, é incapaz de contar uma história. É preciso ter o painel completo para que a mensagem seja compreendida na sua totalidade, para que seja inserida dentro do contexto certo. 

Muito visitado por turistas estrangeiros (o número médio de portugueses que visitam este local é bastante reduzido), o Museu do Azulejo tem uma importância extrema para a cultura e património do país. 

Muitas vezes “tratado” como peça decorativa, como são exemplos os azulejos azuis e brancos que muitas vezes vês nas fachadas de alguns edifícios, o azulejo é na verdade uma pequena obra de arte que ao longo de séculos conseguiu impor-se como parte fulcral de qualquer projeto de arquitetura nacional e até mesmo além fronteiras.

 

Ler mais aqui: https://lisboasecreta.co/museu-azulejo-historia-com-mais-500-anos